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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Maria das Graças-
dc.contributor.authorSILVA, Isabella Timóteo Patrício da-
dc.date.accessioned2024-03-08T12:22:46Z-
dc.date.available2024-03-08T12:22:46Z-
dc.date.issued2011-12-07-
dc.date.submitted2024-03-07-
dc.identifier.citationSILVA, Isabella Timóteo Patrício da. Endomarketing como instrumento de motivação organizacional: uma percepção dos funcionários da Italiana Automóveis Caruaru. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55364-
dc.description.abstractAs organizações, com o interesse de envolver os colaboradores com sua missão e marca, fortalecer a comunicação interna, o clima organizacional e a liderança, integrar e motivar o funcionário as ações indicadas pela empresa, estas, cada vez mais apostam no Endomarketing que busca adaptar estratégias e elementos do marketing convencional para uso no ambiente interno das corporações, surge como uma nova maneira de instigar e envolver os colaboradores a desenvolver seu trabalho com êxito e motivação resultando em melhores resultados à corporação. Neste estudo tratamos sobre o endomarketing por meio do diagnóstico das estratégias utilizadas na Italiana Automóveis do Recife LTDA, tendo como objetivos específicos identificar o perfil do cliente interno, avaliar os meios de comunicação interna, averiguar se há integração na empresa, verificar o comprometimento dos funcionários, constatar a concordância ou discordância dos colaboradores quanto aos incentivos subjetivos que a empresa oferece e conferir o grau de importância dada pelos empregados à atividade que a empresa exerce, aos seus objetivos e ao campo em que atua. Na metodologia de pesquisa foi empregado um estudo quantitativo com uso de pesquisa descritiva exploratória, e como instrumento de coleta de dados fez-se um questionário que foi aplicado a uma amostra de trinta funcionários da Italiana Caruaru. Baseando-se no entusiasmo e atenção que a organização transmite ao seu cliente interno. Os resultados obtidos com a pesquisa de campo foram satisfatórios, porém foi visto que a Italiana Caruaru usa de algumas das ações do endomarketing e que estas podem ser aperfeiçoadas. Acredita-se que a implantação seria bem aceita visto que alguns destes pilares sobre este assunto já são adotados dentro da organização e quando a comunicação flui e os objetivos seguem para o mesmo resultado tanto os colaboradores quanto a organização saem ganhando.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectItaliana Automóveis - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleEndomarketing como instrumento de motivação organizacional: uma percepção dos funcionários da Italiana Automóveis Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7195833831322050pt_BR
dc.description.abstractxOrganizations with an interest in engaging employees with your mission and brand, strengthen internal communication, organizational climate and leadership, integrate and motivate the employee's actions indicated by the company, these increasingly betting on Endomarketing that seeks to adapt strategies and conventional marketing elements for use in the internal environment of corporations, emerges as a new way to excite and engage employees to perform their work successfully and motivation resulting in better results to the corporation. In this study on the deal through internal marketing strategies used in the diagnosis of Italiana Automóveis Ltda do Recife, aiming to identify the specific profile of the internal customer, evaluate the means of internal communication, see if there is integration in the enterprise, verifying employee engagement , noting the agreement or disagreement of the employees as subjective incentives offered by the company and check the degree of importance given by employees to the activity that the company has, its goals and the field in which it operates. In the research methodology was employed using a quantitative descriptive exploratory research and as an instrument of data collection became a questionnaire that was applied to a sample of thirty employees of Italiana Caruaru. Based on the enthusiasm and attention that the organization has to its internal customer. The results obtained with the field research were satisfactory, but it was seen that the Italiana Caruaru uses some of the actions of internal marketing and that these can be improved. It is believed that the deployment would be received as some of these posts on this subject are already adopted within the organization and when communication flows and objectives follow the same result for both our employees and the organization wins.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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