Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55382

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorSILVA, Mauro Rafael Pereira da-
dc.date.accessioned2024-03-11T17:14:08Z-
dc.date.available2024-03-11T17:14:08Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.date.submitted2024-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Mauro Rafael Pereira da. As contribuições da Neurociência Cognitiva para a educação Inclusiva: mapeamento bibliográfico em revistas científicas nacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55382-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo mapear publicações nacionais, em revistas especializadas em educação inclusiva, que abordam as contribuições da neurociência cognitiva entre 2012 e 2022. Foram analisadas quatro revistas digitais sobre educação inclusiva, de abrangência nacional, de referência, sendo elas: Brasileiras Revista de Educação Especial; Revista Educação Especial (UFSM); Revista Diálogos e Perspectivas na Educação Especial; Revista Educação Inclusiva da Universidade Estadual da Paraíba (REIN-UEPB). Os resultados indicam que, entre 1.420 artigos publicados, apenas 8 (menos de 1%) são sobre o tema desta pesquisa. Entre os artigos selecionados, houve contribuições da pesquisa neurocognitiva para a prática docente, prática clínica e prática especializada. Por fim, conclui-se que há resistência ou desconhecimento nas investigações das neurociências a respeito do processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência e a falta de diálogo entre educação e neurociência nos debates acadêmicos.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectneurociência cognitiva; neuroeducação; neuroplasticidade; educação inclusiva.pt_BR
dc.titleAs contribuições da Neurociência Cognitiva para a educação inclusiva :mapeamento bibliográfico em revistas científicas nacionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Jéssica Barbosa da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to map national publications, in specialized magazines on inclusive education, that address the contributions of cognitive neuroscience between 2012 and 2022. Four digital magazines on inclusive education, national in scope, of reference, were analyzed, being they: Brazilian Journal of Special Education; Special Education Magazine (UFSM); Dialogues and Perspectives in Special Education Magazine; Inclusive Education Magazine of the State University of Paraíba (REIN-UEPB). The results indicate that, among 1,420 articles published, only 8 (less than 1%) are on the topic of this research. Among the selected articles, there were contributions from neurocognitive research to teaching practice, clinical practice and specialized practice. Finally, it is concluded that there is resistance or lack of knowledge in neuroscience investigations regarding the teaching-learning process of people with disabilities and the lack of dialogue between education and neuroscience in academic debates.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5029978674683433pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MAURO_RAFAELPEREIRA_DA_SILVA.docx.pdf310,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons