Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55478

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUNA, Maria José de Matos-
dc.contributor.authorGALINDO, Clécia Cristina Bezerra Silvestre-
dc.date.accessioned2024-03-19T15:36:27Z-
dc.date.available2024-03-19T15:36:27Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationGALINDO, Clécia Cristina Bezerra Silvestre. A Justiça Restaurativa na Educação do Estado de Pernambuco: análises e reflexões sobre práticas destinadas à promoção dos direitos humanos no ambiente escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55478-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem por objetivo compreender como funcionam as práticas restaurativas na Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba Professor Antônio José Barbosa dos Santos - EREMT e como essas práticas incidem sobre os sujeitos envolvidos, a partir das perspectivas e das experiências do facilitador da escola, dos alunos e dos professores, considerando que somente a vivência prática é capaz de demonstrar os aspectos desse modelo de Justiça destinado à transformação pedagógica e cultural das escolas. No primeiro momento resgatamos as principais bases teóricas sobre a Justiça Restaurativa e a Justiça Restaurativa na Educação que possibilitam ao leitor o entendimento da temática abordada ao longo da pesquisa. Em seguida apresentamos os projetos relacionados à Justiça Restaurativa na Educação especificamente no Estado de Pernambuco (Projeto Restaurando a Mata e Projeto Bem Querer), confrontando com a teoria explicitada e evidenciando novas descobertas. Posteriormente revelamos como funcionam as práticas restaurativas na EREMT, bem como apresentamos as opiniões e pontos de vista de alunos e professores sobre as experiências pessoais vividas, a partir da formação de grupos focais e de entrevistas escritas. Vale ressaltar que esses dados obtidos na pesquisa de campo também são confrontados com o referencial teórico e com os propósitos dos projetos para que, assim, de fato, possamos trazer respostas sobre a incidência da Justiça Restaurativa na vida dos voluntários. Desse modo, neste trabalho, teoria e prática entram em comunicação e a partir desta comunicação alcançamos o objetivo desta pesquisa, considerando as compatibilidades e também os novos sentidos. Por fim, valoriza-se, assim, a Justiça Restaurativa na Educação de Pernambuco, especialmente numa escola pública do nosso Estado (campo ainda pouco explorado e pouco reconhecido) que busca promover o empoderamento da comunidade escolar, o acolhimento e a restauração das relações por meio do diálogo e da escuta ativa e verdadeira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJustiça Restaurativapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas de Pernambucopt_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.titleA Justiça Restaurativa na Educação do Estado de Pernambuco : análises e reflexões sobre práticas destinadas à promoção dos direitos humanos no ambiente escolarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0869528774018106pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4119578278951508pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThis master's thesis aims to understand how restorative practices work at the Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba Professor Antônio José Barbosa dos Santos - EREMT and how these practices affect the subjects involved, from the perspectives and experiences of the school’s facilitator, students and teachers, considering that only practical experience is capable of demonstrating the aspects of this model of justice which is destined to the pedagogical and cultural transformation of schools. At first, we rescued the main theoretical bases on Restorative Justice and Restorative Justice in Education to allow the reader to understand the theme addressed throughout the research. Then we present the projects related to Restorative Justice in Education specifically in the State of Pernambuco (Projeto Restaurando a Mata and Projeto Bem Querer), confronting the explicit theory and highlighting new discoveries. Later, we reveal how restorative practices work at EREMT, as well as presenting the opinions and points of view of students and teachers about their personal experiences, based on the formation of focus groups and written interviews. It is worth mentioning that these data obtained in the field research are also confronted with the theoretical framework and with the purposes of the projects so that, thus, in fact, we can bring answers about the incidence of Restorative Justice in the lives of volunteers. Thus, in this work, theory and practice come into communication and from this communication we reach the objective of this research, considering the compatibilities and also the new meanings. Finally, Restorative Justice in Education in Pernambuco is valued, especially in a public school in our State (a field that is still little explored and little recognized) that seeks to promote the empowerment of the school community, the reception and restoration of relationships through dialogue and active and true listening.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Clécia Cristina Bezerra Silvestre Galindo.pdf8,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons