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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55517

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Auxiliadora Maria Martins da-
dc.contributor.authorSOUZA, Wagner Isauçon Farias de-
dc.date.accessioned2024-03-20T14:28:58Z-
dc.date.available2024-03-20T14:28:58Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2024-03-04-
dc.identifier.citationSouza, Wagner Isauçon Farias de. Avaliação do modelo didático de aprendizagem de análises preliminares de risco 2024. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55517-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi caracterizar demograficamente a fábrica de cimentos da Votorantim localizada na cidade Paulista em Pernambuco, avaliar o nível de análises preliminares de riscos (APR’s), por meio de um estudo de avaliação das amostragens interagindo com o estudo demográfico, que são realizadas previamente em todas as atividades e oferecer uma proposta ao modelo integrador no tópico de percepção de risco baseado em modelos didáticos sugeridos para o público-alvo da unidade. Em virtude da proposta do tema pela equipe de segurança da empresa Votorantim Cimentos da regional nordeste em melhorar a qualidade das APR’s elaboradas com fins nacuidade pessoal entre os funcionários gerando a redução progressiva em médio e longo prazo dos danos e riscos provocados pelas atividades. O tema motiva a elaboração dessa pesquisa e abre espaço para discussões posteriores de análises mais profundas nas ferramentas didáticas trabalhadas em todo o grupo regional além do campo amostral deste trabalho em temas pioneiros como segurança genuína, proposta imersiva em ferramentas educativas em 3D. Para o estudo demográfico foi utilizado o quadro de funcionários, no nivelamento das APR’s aplicou-se um modelo de avaliação, pelo software Checklist Fácil, com perguntas voltadas ao mapeamento do funcionário e atividade realizada, assim como o conhecimento técnico nos exercícios, riscos pertinentes/inerentes, medidas de controle que possam eliminar ou mitigar danos/riscos e outros pontos determinantes para segurança. Na proposição na intervenção do modelo didático foi utilizada a proposta de metodologia ativa com imersão lúdica, criando um jogo ilustrativo com apoio digital aos usuários e voltados aos pontos chaves da análise de risco. O estudo correlacionou variáveis de contigência com a qualidade das APR’s no âmbito de riscos e medidas de controle e propôs um briefing.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise preliminar de risco (APR)pt_BR
dc.subjectRiscospt_BR
dc.subjectAvaliaçõespt_BR
dc.subjectModelo integradorpt_BR
dc.titleAvaliação do modelo didático de aprendizagem de análises preliminares de riscopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0014492491967048pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to demographically characterize the cement factory of Votorantim located in the city of Paulista in Pernambuco, evaluate the level of preliminary risk analysis (APR’s)evaluation of the samples interacting with the demographic study , activities and offer a proposal to the integrative model on the topic of risk perception based on didactic models suggested for the target audience of the unit. Due to the proposal of the theme by the security team of the company Votorantim Cimentos of the northeastern region in improving the quality of the APR’s prepared for personal care purposes among employees generating the progressive reduction in medium and long term damage and risks caused for the activities. The theme motivates the elaboration of this research and opens space for further discussions of deeper analysis in the didactic tools worked throughout the regional group beyond the sample field of this work on pioneering themes such as genuine security, immersive proposal in 3D educational tools. For the demographic study was used the staff, in the leveling of the APR’s applied an evaluation model, by the software Easy Checklist, with questions focused on the mapping of the employee and activity performed, as well as the technical knowledge in the exercises, pertinent/inherent risks, control measures that can eliminate or mitigate damage/risks and other safety determinants. In the proposition in the intervention of the didactic model was used the proposal of active methodology with playful immersion, creating an illustrative game with digital support to users and focused on the key points of risk analysis. The study correlated contiguous variables with the quality of APR’s in the scope of risks and control measures and proposed a briefing.pt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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