Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Frank Junio-
dc.date.accessioned2024-03-20T14:31:01Z-
dc.date.available2024-03-20T14:31:01Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Frank Junio. A influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis: um estudo com os consumidores do agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55518-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma pesquisa descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese não suportada do modelo conceitual foi a de que o ceticismo verde exerce influência negativa na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketing ecológicopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleA influência da percepção de valor das ações de marketing verde na intenção de compra de cosméticos sustentáveis : um estudo com os consumidores do agreste pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2830387227760366pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6893001614570105pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this study is to analyze the influence of the perception of value of green marketing actions carried out by companies in the cosmetics segment on the sustainable purchase intention of consumers in rural Pernambuco. To achieve this, it was necessary to know how green marketing influences the perception of value and purchase intention of consumers of sustainable cosmetics; investigate the influence of value perception on green skepticism and perceived effectiveness; verify how green skepticism influences purchase intention; and, finally, understand the influence of perceived effectiveness on the intention to purchase sustainable cosmetics. This is an applied research with a quantitative approach, not that referring to the objectives is classified as descriptive research. A questionnaire with 57 closed questions was used as a data collection instrument, from a sample of 223 respondents. The responses were processed using SPSS software, in order to verify transparency between the investigated variables and perform an exploratory factor analysis. The clarity between the items and the reliability of the scales used were verified, with guaranteed consistency with Cronbach's alpha above 0.7 in all of them. The results show that the only unsupported hypothesis of the conceptual model was that green skepticism has a negative influence on the intention to purchase sustainable cosmetics (H3a). Thus, the hypotheses were confirmed that green marketing certainly influenced the perception of value and the intention to purchase safe cosmetics, just as perceived effectiveness is positively influenced by the perception of value. It was also confirmed that the perception of value influences levels of green skepticism, and the positively perceived effectiveness influences the intention to purchase sustainable cosmetics.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Frank Junio Mendonça.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons