Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55549

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVÁLDEZ RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Danúbia Charlene da Silva Pontes-
dc.date.accessioned2024-03-21T13:39:55Z-
dc.date.available2024-03-21T13:39:55Z-
dc.date.issued2024-02-15-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Danúbia Charlene da Silva Pontes. História da matemática como metodologia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da aprendizagem a partir de diferentes formas de multiplicar. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55549-
dc.description.abstractA dissertação aborda a aplicação da História da Matemática como metodologia de ensino, explorando métodos multiplicativos de civilizações antigas e utilizando videos como recurso pedagógico. O objetivo é investigar de que maneira essa abordagem favorece a compreensão da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foca no 5° ano da Escola Municipal Eliza Fidélis da Silva em Paudalho, PE, visando desenvolver estratégias de ensino atrativas e compreensíveis. O contexto destaca a importância da História da Matemática na formação cultural e no pensamento crítico. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando observações participativas e análise de conteúdo. Estratégias como Coreografias Didáticas e Estratégias Potencialmente Argumentativas são implementadas para promover a participação ativa dos alunos. Os objetivos específicos incluem compreender as percepções dos estudantes sobre História da Matemática, analisar a relação dessa abordagem com a aprendizagem da multiplicação e avaliar o desempenho utilizando vídeos. A pesquisa revela que a introdução da História da Matemática gera mudanças significativas nas percepções dos alunos. O uso dos métodos multiplicativos chinês e indiano, associados a vídeos, demonstra progresso na resolução de problemas complexos. Os resultados indicam que a abordagem integrada promove um ambiente de aprendizado envolvente, conectando a Matemática à vida cotidiana. O uso de mídias digitais, como vídeos do YouTube, enriquece as aulas, atendendo às diferentes necessidades de aprendizagem. A pesquisa conclui enfatizando a transformação dos alunos de espectadores passivos para participantes ativos na construção do conhecimento, destacando a importância da História da Matemática como ferramenta valiosa no ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Históriapt_BR
dc.subjectMultiplicação - Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.titleHistória da matemática como metodologia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da aprendizagem a partir de diferentes formas de multiplicarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2415057744772733pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe dissertation explores the application of the History of Mathematics as a teaching methodology, delving into the multiplicative methods of ancient civilizations and incorporating videos as a pedagogical resource. The objective is to investigate how this approach enhances the understanding of Mathematics in the early years of Elementary Education. The study focuses on the 5th grade at Eliza Fidélis da Silva Municipal School in Paudalho, PE, aiming to develop teaching strategies that are both engaging and comprehensible. The context emphasizes the importance of the History of Mathematics in cultural formation and critical thinking. The research follows a qualitative approach, using participatory observations and content analysis. Strategies such as Didactic Choreographies and Potentially Argumentative Strategies are implemented to promote active student participation. Specific objectives include understanding students' perceptions of the History of Mathematics, analyzing the relationship between this approach and multiplication learning, and evaluating performance using videos. The research reveals that the introduction of the History of Mathematics brings about significant changes in students' perceptions. The use of Chinese and Indian multiplicative methods, combined with videos, demonstrates progress in solving complex problems. The results indicate that the integrated approach fosters an engaging learning environment, connecting Mathematics to everyday life. The use of digital media, such as YouTube videos, enriches classes, catering to different learning needs. The research concludes by emphasizing the transformation of students from passive spectators to active participants in knowledge construction, highlighting the importance of the History of Mathematics as a valuable tool in education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Danúbia Charlene da Silva Pontes Ribeiro.pdf13,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons