Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55596
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Paulo Julião da | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Samuel Pablo Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T19:55:45Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T19:55:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Samuel Pablo Costa de. O espetáculo não pode parar: as construções discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus demarcadas entre o diabo e a prosperidade no tempo presente (2018-2023). 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55596 | - |
dc.description.abstract | A História Cultural das Religiões defende uma abordagem que historicize conceitos, credos, ritos, instituições e todos as representações ou símbolos religiosos, os quais são considerados como produções humanas. É partindo desta perspectiva que este trabalho se insere, objetivando discutir acerca das construções discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil, analisando os aspectos que giram em torno da figura do Diabo e das noções de prosperidade no tempo presente, especificamente entre 2018 e 2023. Para atingir as finalidades propostas, a priori, foi realizada uma revisão de literatura a partir de livros e artigos científicos já publicados sobre o assunto. Posteriormente, essas abordagens foram confrontadas com os dados obtidos por meio de uma imersão etnográfica nas agências religiosas e com as respostas das entrevistas realizadas com fiéis. Ademais, foram utilizados matérias de jornais e vídeos publicados nas redes sociais da Igreja com o fito de fazer uma análise da atuação da imprensa e dos testemunhos religiosos veiculados nas mídias. A partir disso, foi possível concluir que as lógicas desse consumo religioso são amparadas pelo contexto histórico vigente do neoliberalismo e neoconservadorismo. Por fim, há a demonização de comportamentos, crenças e experiências, ao passo que se educa o fiel por meio dos testemunhos religiosos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Transpentecostalismo | pt_BR |
dc.subject | Precariedade | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Demonização | pt_BR |
dc.title | O espetáculo não pode parar : as construções discursivas da Igreja Universal do Reino de Deus demarcadas entre o diabo e a prosperidade no tempo presente (2018-2023) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6832665715806540 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5895962434614480 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Cultural History of Religions defends an approach that historicizes concepts, creeds, rites, institutions and all religious representations or symbols, which are considered as human productions. It is from this perspective that this work is inserted, aiming to discuss the discursive constructions of the Universal Church of the Kingdom of God in Brazil, analyzing the aspects that revolve around the figure of the Devil and the notions of prosperity in the present time, specifically between 2018 and 2023. To achieve the proposed purposes, a priori, a literature review was carried out based on books and scientific articles already published on the subject. Subsequently, these approaches were compared with data obtained through ethnographic immersion in religious agencies and with responses from interviews carried out with believers. Furthermore, newspaper articles and videos published on the Church's social networks were used with the aim of analyzing the performance of the press and religious testimonies published in the media. From this, it was possible to conclude that the logic of this religious consumption is supported by the current historical context of neoliberalism and neoconservatism. Finally, there is the demonization of behaviors, beliefs and experiences, while the believer is educated through religious testimonies. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Samuel Pablo Costa de Almeida.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons