Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55604
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERNANDES, Nicole Rodrigues | - |
dc.contributor.author | BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar | - |
dc.contributor.author | LIMA, José Mauricio Figueiredo | - |
dc.contributor.author | TELES, Rosinalda Aurora de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T23:39:02Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T23:39:02Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, N. R.; BELLEMAIN, P.M.B.; LIMA, J.M.F.; TELES, R.A.M. . Número racional e seus diferentes significados, Anais do 2º SIPEMAT, pp.1-12, 2008. Disponível em http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/SIPEMAT08/artigos/CO-134.pdf Acesso em: 25/09/2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55604 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é parte da monografia de conclusão de curso de graduação (licenciatura em matemática), que teve por objetivo realizar um estudo diagnóstico do conceito de número racional, abordando a multiplicidade de representações simbólicas e significados associados a esse conceito. Inicialmente foi feito um estudo teórico acerca do ensino- aprendizagem dos números racionais. Em seguida foi aplicado um teste diagnóstico para 69 alunos da Sexta Série (Sétimo ano do Ensino Fundamental) de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife. O teste diagnóstico continha 18 itens dispostos em 8 questões, as quais focam o reconhecimento do número racional como número, as formas de representação simbólica de números racionais e a comparação de números racionais nas escritas fracionária e decimal. A análise dos resultados obtidos mostra indícios de que para uma parcela considerável dos sujeitos a idéia de número se restringe aos números naturais. Observou-se também uma forte tendência a associar o conceito de número racional apenas ao significado parte-todo assim como a predominância da | pt_BR |
dc.format.extent | p 1-12 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | números racionais | pt_BR |
dc.subject | diversidade de significados | pt_BR |
dc.subject | fração | pt_BR |
dc.subject | decimais | pt_BR |
dc.title | Número racional e seus diferentes significados | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024-03 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Exatas e da Terra |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDES, N. R.; BELLEMAIN, P.M.B.; LIMA, J.M.F.; TELES, R.A.M. . Número racional e seus diferentes significados, Anais do 2º SIPEMAT, pp.1-12, 2008. -.pdf Acceso restringido | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.