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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55618

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida-
dc.contributor.authorBARBOSA, Vinicius da Silva-
dc.date.accessioned2024-03-26T14:11:13Z-
dc.date.available2024-03-26T14:11:13Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationBARBOSA, Vinicius da Silva. Implantação do sistema de gestão da qualidade na construção civil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55618-
dc.description.abstractA implantação bem-sucedida de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) vai além da mera adoção de normas e procedimentos, ela requer uma mudança cultural que permeie toda a organização, desde a alta direção até os colaboradores operacionais. O principal objetivo deste trabalho é analisar a implantação do SGQ na construção civil, explorando desafios, benefícios e conformidade com normas como International Organization for Standardization 9001 (ISO 9001) e o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Além disso, busca compreender o impacto dessa implantação na cultura organizacional, considerando múltiplos atores e transformações. A metodologia aplicada se deu através de um estudo de caso em uma construção de uma edificação em Caruaru, no estado de Pernambuco, com coleta de dados por análise de documentos, investigação in loco e questionários aplicados a direção e colaboradores. Os resultados revelaram que, inicialmente, a empresa não possuía procedimentos documentados e implementados. Posteriormente, desenvolveu-se uma sistemática em conformidade com os requisitos do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) e da NBR ISO 9001. No entanto, os indicadores de desempenho adotados mostraram-se insuficientes diante dos desafios surgidos. Além disso, durante a análise das mudanças culturais e organizacionais, observou-se uma percepção geral positiva dos impactos da implantação do SGQ, com alta concordância nas áreas avaliadas. Essa análise permitiu coletar opiniões dos colaboradores sobre dificuldades e propostas de melhoria para o SGQ na empresa, possibilitando um processo de aprimoramento contínuo do SGQ, alinhado com as necessidades dos colaboradores e da direção.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectISO 9001pt_BR
dc.subjectPBQP-Hpt_BR
dc.subjectGerenciamento de projetospt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.titleImplantação do sistema de gestão da qualidade na construção civil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2104309750203808pt_BR
dc.description.abstractxThe successful implementation of a Quality Management System (QMS) goes beyond the mere adoption of standards and procedures, it requires a cultural change that permeates the entire organization, from top management to operational employees. The main objective of this work is to analyze the implementation of QMS in the construction industry, exploring the challenges, benefits and compliance with standards such as International Organization for Standardization 9001 (ISO 9001) and the Brazilian Housing Quality and Productivity Program (PBQP-H). It also seeks to understand the impact of this implementation on organizational culture, considering multiple actors and transformations. The methodology used was a case study of a building in Caruaru, in the state of Pernambuco, with data collected through document analysis, on-site investigation and questionnaires applied to management and employees. The results revealed that, initially, the company had no documented and implemented procedures. Subsequently, a system was developed in accordance with the requirements of the System for Conformity Assessment of Construction Services and Works Companies (SiAC) and NBR ISO 9001. However, the performance indicators adopted proved to be insufficient in the face of the challenges that arose. In addition, during the analysis of cultural and organizational changes, there was a generally positive perception of the impact of implementing the QMS, with high agreement in the areas assessed. This analysis made it possible to collect employees' opinions on difficulties and proposals for improving the company's QMS, enabling a process of continuous improvement of the QMS, in line with the needs of employees and management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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