Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55638

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorVIEIRA, Alcione da Silva-
dc.date.accessioned2024-03-27T13:37:06Z-
dc.date.available2024-03-27T13:37:06Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.date.submitted2024-03-26-
dc.identifier.citationVIEIRA, alcione da Silva. Denúncias da violência transfóbica: sentidos engendrados em publicações nacionais da anped (2017 – 2021) . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55638-
dc.description.abstractNo presente estudo, tratamos sobre a violência contra as transexuais, fazendo uma análise bibliográfica das publicações nos anais nacionais da ANPEd (2017 – 2021). Buscamos, a partir dessa análise, compreender como vem se configurando os estudos sobre violência contra as transexuais, cujos objetivos específicos são: identificar as violências sofrida pelas pessoas transexuais apontadas nos artigos publicados nos anais nacionais da ANPEd no período de 2017 a 2021 e mapear as estratégias de resistência e ou sobrevivência das pessoas transexuais explicitadas nos artigos publicados nos anais nacionais da ANPED de 2017 a 2021. No intuito de apresentar, discutir e nos aprofundar nos temas pertinentes nesse estudo, utilizamos as contribuições teóricas de Jesus (2012), Kaas (2012), , Amando, Cusati e Miranda (2022), entre outros. Para o percurso teórico-metodológico usamos os estudos de Minayo (2009) sobre pesquisa qualitativa, Gil (2008) ao abordar o caráter exploratório desse tipo de estudo e Bardin (1977) sobre a análise de conteúdo. Concluímos que os estudos analisados em nossa pesquisa apontaram violências contra pessoas trans, no GT 23 nos anais da ANPEd, vêm sendo configurados como uma área de pesquisa emergente, mas que ainda enfrentam uma significativa lacuna nas produções acadêmicas, uma vez que dos 70 estudos apenas 3 abordaram a referida temática.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransexuaispt_BR
dc.subjectTranspt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectTransfobiapt_BR
dc.titleDenuncias da violência transfóbica: sentidos engendrados em publicações nacionais da ANPED (2017-2021).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.description.abstractxIn the present study, we address the issue of violence against transgender individuals by conducting a bibliographic analysis of publications in the national proceedings of ANPEd (2017-2021). Through this analysis, our aim is to comprehend how studies on violence against transgender individuals have been evolving. The specific objectives include identifying the types of violence experienced by transgender individuals as indicated in articles published in the national proceedings of ANPEd from 2017 to 2021, and mapping out the strategies of resistance and survival among transgender individuals elucidated in the articles published in the national proceedings of ANPED from 2017 to 2021. To present, discuss, and delve into the relevant themes of this study, we draw on theoretical contributions from authors such as Jesus (2012), Kaas (2012), Amando, Cusati, and Miranda (2022), among others. For the theoretical and methodological approach, we rely on the studies of Minayo (2009) on qualitative research, Gil (2008) in addressing the exploratory nature of this type of study, and Bardin (1977) on content analysis. Our findings indicate that the studies analyzed in our research reveal instances of violence against transgender individuals within GT 23 in the ANPED proceedings. This area of research is emerging, but it still faces a significant gap in academic productions, as out of 70 studies, only 3 addressed the mentioned theme.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Alcione da Silva Vieira.pdf304,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons