Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55645

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFEITOSA, Saulo Ferreira-
dc.contributor.authorCOSTA NETO, Pedro Brandão da-
dc.date.accessioned2024-03-27T14:44:27Z-
dc.date.available2024-03-27T14:44:27Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, Pedro Brandão da. O discurso dos/as médicos/as acerca de suas formações: uma análise da proposta formativa do curso de medicina do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55645-
dc.description.abstractNo campo epistemológico das Ciências da Saúde circulam duas principais tendências discursivas que têm orientado as propostas formativas dos cursos de medicina no Brasil e no mundo. A primeira, articulada aos pressupostos positivistas do relatório Flexner, concebe uma formação médica centrada na doença e no hospital, sendo adepta à especialização precoce de médicos/as na graduação e a fragmentação do estudo do corpo e das áreas da medicina. Assim, inscrito sob uma lógica biomédica, sem alia a ideia de que o social, o público e o coletivo não se constituem como implicadores em processos de saúde-doença. A segunda tendência discursiva, por sua vez, baseada nos pressupostos do paradigma da integralidade, inscreve-se na ideia de indissociabilidade entre corpo, mente e sociedade no processo de promoção da saúde e propõe a formação de médicos/as generalistas para atuação nos diversos tipos de atenção. Apresenta, ainda, formações discursivas que suscitam integração curricular e métodos de ensino ativos, focados no aluno, que proponham desenvolver autonomia intelectual e capacidade de autoformação nos/as médicos/as, bem como compreensão integral dos processos de saúde-doença. Diante do exposto, no intuito de oferecer contribuições epistêmicas para as discussões que vêm sendo travadas em torno da proposta formativa do curso de medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a presente pesquisa objetivou compreender os significados que os/as médicos/as egressos/as do curso de medicina do CAA/UFPE atribuem aos seus processos formativos na graduação. A perspectiva teórico-metodológica da pesquisa é a Análise de Discurso (AD), baseada na corrente francesa de Michel Pêcheux. Os resultados apontam que a forma como os/as médicos significavam suas formações foi sendo alterada no decorrer da graduação, havendo uma ressignificação acerca a ideia do que é medicina e uma aproximação ideológica dos/as egressos às perspectivas do paradigma da integralidade. Isso porque seus discursos acerca de suas atuações dão indícios de que passaram a conceber a importância do trabalho integral em saúde, a partir da consideração das dimensões biológicas, mentais, sociais, políticas e espirituais no processo de saúde-doença. No que se refere aos sentidos que os/as médicos atribuem a perspectiva curricular e metodológica adotada pelo curso, os discursos apontam que a adesão foi fundamental para a formação de profissionais proativos, com satisfatório domínio de habilidades clínicas, operacionais, de comunicação e de trabalho em equipe. Emerge dos discursos, no entanto, a demanda por práticas educativas que, de forma concomitante às já adotadas, proponham maior domínio científico das áreas básicas da medicina. A inserção dos/as egressos/as no Sistema Único de Saúde do município de Caruaru desde o primeiro ano da graduação, por sua vez, é apontada como revolucionária e fundamental para o processo de qualificação profissional dos/as médicos/as e compressão das necessidades da saúde pública brasileira.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMédicos - Formaçãopt_BR
dc.subjectIntegralidade em saúdept_BR
dc.subjectLógica médicapt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.titleO discurso dos/as médicos/as acerca de suas formações : uma análise da proposta formativa do curso de medicina do Centro Acadêmico do Agreste da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8196158746531509pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7755039016472671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxIn the epistemological field of Health Sciences, two main discursive trends circulate that have guided the training proposals of medical courses in Brazil and worldwide. The first, articulated with the positivist assumptions of the Flexner Report, conceives medical training centered on the disease and the hospital, adhering to the early specialization of physicians in graduation and the fragmentation of the study of the body and the areas of medicine. Thus, inscribed under a biomedical logic, it does not combine the idea that the social, the public, and the collective are not constituted as implicators in health-disease processes. The second discursive trend, in turn, based on the assumptions of the integrality paradigm, is part of the idea of inseparability between body, mind, and society in the health promotion process and proposes the training of general practitioners to work in the different types of attention. It also presents discursive formations that raise active and interdisciplinary teaching methods, focused on the student, that propose to develop intellectual autonomy and capacity for self- training in physicians, as well as a comprehensive understanding of health-disease processes. In view of the above, to offer epistemic contributions to the discussions held around the training proposal of the medical course at the Academic Center of the wild (CAA) of the Federal University of Pernambuco (UFPE), this research aimed to understand the meanings that physicians who graduated from the medical course at CAA/UFPE attribute to their training processes at graduation. The theoretical-methodological perspective of the research is Discourse Analysis (DA), based on the French current of Michel Pêcheux. The results indicate that the way in which doctors gave meaning to their training was altered during graduation, with a re-signification of the idea of what medicine is and an ideological approximation of graduates to the perspectives of the integrality paradigm. This is because their speeches about their actions indicated that they began to conceive the importance of integral work in health, considering the biological, mental, social, political, and spiritual dimensions in the health-disease process. Concerning the meanings that doctors attribute to the curricular and methodological perspective adopted by the course, the speeches point out that adherence was fundamental for the formation of proactive professionals, with satisfactory mastery of clinical, operational, communication, and teamwork skills. What emerges from the speeches, however, is the demand for educational practices that, concomitantly with those already adopted, propose greater scientific mastery of the basic areas of medicine. The inclusion of graduates in the Unified Health System in the municipality of Caruaru since the first year of graduation, in turn, is seen as revolutionary and fundamental for the process of professional qualification of physicians and understanding the needs of Brazilian public health.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pedro Brandão da Costa Neto.pdf1,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons