Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55658
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dayana Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T18:32:33Z | - |
dc.date.available | 2024-03-27T18:32:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dayana Maria da. O projeto político-pedagógico da escola e sua interface com a formação continuada de professores(as) e suas práticas, numa perspectiva antirracista. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55658 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se insere no campo das discussões de formação de professores e toma como objeto de estudo o “Projeto Político-Pedagógico e a formação continuada de professores(as) iniciantes e experientes, articulada à prática, numa perspectiva antirracista”. Tem como problema: Quais elementos indiciários da perspectiva antirracista são balizados pelo Projeto Político- Pedagógico, e, a partir destes, quais os princípios que compreendem a formação continuada de professores(as) iniciantes e experientes, que contemplam as práticas docentes? Como objetivo geral, busca compreender que elementos indiciários da perspectiva antirracista são balizados pelo Projeto Político-Pedagógico, e, a partir deste, quais os princípios que compreendem a formação continuada de professores(as) iniciantes e experientes, que contemplam as práticas docentes. Para tratarmos da discussão do Projeto Político-Pedagógico, apoiamo-nos em Carreira e Souza (2013); Coelho, Regis e Silva (2021); Gomes (2005); e Veiga (2006). A formação continuada, em Coelho e Coelho (2012); Damarzo, Santos e Silva (2018); Gomes (2005); e Santos (2010). Para a prática docente, tomamos Cavalleiro (2001); Coelho, Regis e Silva (2021); Gomes (2005); Prado e Fatima (2016). Ainda para tratar de professores(as) iniciantes, utilizamos André et al (2017); Cruz, Farias e Hobold (2020); Gouveia (2020); Nascimento, Flores e Xavier (2019); Pacheco e Flores (1999); Papi e Martins (2010). Em torno dos professores experientes, André et al (2017); Ferreira et al (2017); Marcelo (2009); Tancredi e Mizukami (2012). Enquanto metodologia, pautamo-nos na abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos para produção dos dados: a análise documental, em Lüdke e André (2013); o questionário em Severino (2013); o grupo de discussão em Weller (2006) e Meinerz (2011); e as sessões de intervenção em Gouveia (2020) e Silva (2021). Para analisar os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo – foco na categorização (Moraes, 1999). Os resultados mostram que “nos documentos (oficiais, escolares e pessoais) da rede e da escola, os princípios da formação continuada que se aproximam de uma perspectiva antirracista” estão ausentes no currículo da rede, nos projetos político-pedagógicos, nas pautas formativas, nos planejamentos docentes e cadernos de atividades dos estudantes. Quanto aos “sentidos materializados na formação continuada dos(as) professores(as) que constituam interface com a educação antirracista”, estes(as) indicam a ausência de formação continuada antirracista, quando explicitam os desafios e ausência destas temáticas nos contextos formativos. E quanto às “contribuições na construção de proposições formativas pautadas nos princípios antirracistas, possíveis de serem contemplados no Projeto político-pedagógico e materializados na formação continuada e nas práticas docentes”, nossas reflexões pontuam, a partir das sessões de grupo de discussão e intervenção, que os dados produzidos revelam potenciais procedimentos formativos que mobilizam interações, significados e sentidos singulares, potencializares da educação antirracista. Como fruto destas reflexões, foram produzidas coletivamente proposições fundamentadoras de uma política de formação antirracista de professores na rede, a serem transformadas em diretrizes para formação continuada antirracista. As contribuições estão expressas pela necessidade do apoio formativo-pedagógico, do material didático-pedagógico, bem como da constituição de uma política pública de formação continuada antirracista permanente, pautada no compromisso coletivo com a educação antirracista, que empodera a população negra na rede municipal de ensino, lócus dessa pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.title | O projeto político-pedagógico da escola e sua interface com a formação continuada de professores(as) e suas práticas, numa perspectiva antirracista | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9044915993297429 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7354094251699882 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is part of the field of teacher training discussions and takes as its object of study the "Political-Pedagogical Project and the continuing training of novice and experienced teachers, linked to practice, from an anti-racist perspective". Its problem is: What elements indicative of an anti-racist perspective are guided by the Political-Pedagogical Project and, based on these, what principles comprise the continuing training of novice and experienced teachers, which include teaching practices? As a general objective, it seeks to understand which elements indicative of the anti-racist perspective are guided by the Political-Pedagogical Project, and, based on this, which principles comprise the continuing education of novice and experienced teachers, which contemplate teaching practices. To discuss the Political- Pedagogical Project, we rely on Carreira and Souza (2013); Coelho, Regis and Silva (2021); Gomes (2005); and Veiga (2006). Continuing education, in Coelho and Coelho (2012); Damarzo, Santos and Silva (2018); Gomes (2005); and Santos (2010). For teaching practice, we used Cavalleiro (2001); Coelho, Regis and Silva (2021); Gomes (2005); Prado and Fatima (2016). Also to deal with novice teachers, we used André et al (2017); Cruz, Farias and Hobold (2020); Gouveia (2020); Nascimento, Flores and Xavier (2019); Pacheco and Flores (1999); Papi and Martins (2010). Regarding experienced teachers, André et al (2017); Ferreira et al (2017); Marcelo (2009); Tancredi and Mizukami (2012). As a methodology, we used a qualitative approach, with methodological procedures for producing the data: document analysis, in Lüdke and André (2013); the questionnaire in Severino (2013); the discussion group in Weller (2006) and Meinerz (2011); and the intervention sessions in Gouveia (2020) and Silva (2021). To analyse the data, we used Content Analysis - focusing on categorization (Moraes, 1999). The results show that "in the documents (official, school and personal) of the network and the school, the principles of continuing education that are close to an anti-racist perspective" are absent from the network's curriculum, political-pedagogical projects, training agendas, teacher planning and student activity books. As for the "meanings materialized in the continuing education of teachers that interface with anti-racist education", they indicate the absence of anti- racist continuing education, when they explain the challenges and absence of these themes in the training contexts. And as for "contributions to the construction of training proposals based on anti-racist principles, which can be included in the Political-Pedagogical Project and materialized in continuing education and teaching practices", our reflections point out, based on the discussion and intervention group sessions, that the data produced reveals potential training procedures that mobilize interactions, meanings and singular senses, which are potential for anti-racist education. As a result of these reflections, propositions were collectively produced to underpin a policy of anti-racist teacher training in the network, to be transformed into guidelines for anti-racist continuing training. The contributions are expressed in the need for training-pedagogical support, didactic-pedagogical material, as well as the constitution of a public policy of permanent anti-racist continuing training, based on the collective commitment to anti-racist education, which empowers the black population in the municipal school system, the locus of this research. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Dayana Maria da Silva.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons