Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55661
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Daniel | - |
dc.coverage.spatial | Recife | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-28T15:46:49Z | - |
dc.date.available | 2024-03-28T15:46:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55661 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da habilidade de comunicação oral em estudantes do curso de Secretariado executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa se baseia na hipótese de que os estudantes do curso percebem que a comunicação oral não é suficientemente priorizada em sua formação. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas com 10 alunos. Estas foram realizadas por meio da análise de conteúdo expirados em Bardin. O roteiro de entrevista abordou a inclusão de disciplinas e projetos de extensão no currículo, a eficácia das disciplinas de comunicação, fatores que prejudicam o desenvolvimento da comunicação oral, e sugestões para melhorar as habilidades comunicativas no curso. A análise dos dados incluiu a identificação de temas recorrentes e a categorização das respostas dos entrevistados. Como resultado obteve-se os seguintes achados: a identificação das percepções dos alunos sobre a comunicação oral em seu curso, a identificação de obstáculos enfrentados por eles na aquisição dessa habilidade e a proposta de melhorias no currículo do curso para abordar mais eficazmente a comunicação oral, os quais, destacam a necessidade de priorizar a comunicação oral na formação dos secretários executivos, sugerindo a inclusão de disciplinas específicas e projetos de extensão que promovam o desenvolvimento dessa habilidade. Espera-se que essas melhorias beneficiem os alunos, preparando-os melhor para suas carreiras como secretários executivos, onde a comunicação oral desempenha um papel fundamental. Isso pode resultar em profissionais mais competentes e preparados para atuar no mercado de trabalho, contribuindo para o avanço da profissão de secretariado executivo e para a eficácia das organizações em que atuarem. Dessa forma, espera-se que o curso forneça um ambiente de ensino de qualidade e apoio aos alunos em seu desenvolvimento de habilidades de comunicação oral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ATTENA | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Secretáriado executivo. Habilidades de comunicação oral. Formação acadêmica. | pt_BR |
dc.title | Análise da Comunicação Oral na Formação de Secretários Executivos da UFPE: Perspectivas dos Discentes e Objetivos de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of Oral Communication in the Training of Executive Secretaries at UFPE: Student Perspectives and Learning Objectives | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to analyze the development of oral communication skills in students of the Executive Secretariat course at the Federal University of Pernambuco (UFPE). The research is based on the hypothesis that students perceive that oral communication is not sufficiently prioritized in their education. To achieve this objective, a qualitative research was conducted through interviews with 10 students. These were carried out through content analysis inspired by Bardin. The interview script addressed the inclusion of disciplines and extension projects in the curriculum, the effectiveness of communication disciplines, factors that hinder the development of oral communication, and suggestions to improve communicative skills in the course. Data analysis included identifying recurring themes and categorizing respondents' answers. As a result, the following findings were obtained: the identification of students' perceptions about oral communication in their course, the identification of obstacles faced by them in acquiring this skill, and proposals for improvements in the course curriculum to more effectively address oral communication, which highlight the need to prioritize oral communication in the training of executive secretaries, suggesting the inclusion of specific disciplines and extension projects that promote the development of this skill. It is expected that these improvements will benefit students, better preparing them for their careers as executive secretaries, where oral communication plays a fundamental role. This can result in more competent and prepared professionals to work in the job market, contributing to the advancement of the executive secretariat profession and the effectiveness of the organizations in which they work. In addition, it is expected that the course will provide a quality teaching environment and support to students in their development of oral communication skills. | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subjectx | Executive Secretariat. Oral communication skills. Academic training. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | REA - Artigos de Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DANIEL DA SILVA.PDF.pdf | 318,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.