Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55675

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorSILVA, Gabriele Oliveira da-
dc.date.accessioned2024-04-01T18:38:37Z-
dc.date.available2024-04-01T18:38:37Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-03-26-
dc.identifier.citationSILVA. Gabriele Oliveira da. Jogos como recursos pedagógicos da aprendizagem matemática de crianças pequenas com TEA na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55675-
dc.description.abstractA perspectiva da prática inclusiva na educação especial no ensino básico regular proporciona,para o aluno com Transtorno do Espectro Autista, provimentos, enquanto instituições de ensino epráticas pedagógicas plurais, enquanto profissionais docentes. Na prospectiva da exigência profissional, mediante a crescente demanda de diagnósticos e matrículas dessascrianças e da escassez de material pedagógico instrutivo, nesse estudo apresentamos de modo fundamentado e construtivo, o uso do jogo no favorecimento da aprendizagem matemática na educação infantil para crianças pequenas com autismo. A pesquisa referente é bibliográfica, nesse sentido, une estudos e dados anteriores que apresentem relação conjuntiva entre inclusão, jogos e autismo, essencialmente contribuintes e interpretativos na perspectiva de aprendizagem matemática na educação infantil. Tais contribuições e interpretações integram as análises,que indicam que o jogo enquanto recurso pedagógico, na aprendizagem ativa da matemática para crianças pequenas com TEA, intervém como motivador da inclusão, transformador de limitações e potencializador de novos saberes, desde que, profissionalmente, bem planejado, apresentado, desenvolvido e avaliado.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleJogos como recursos pedagógicos da aprendizagem matemática de crianças pequenas com TEA na educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4388661685917446pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.description.abstractxThe perspective of inclusive practice in special education in regular basic education perpetuates, for the student with ASD, mostly provisions, as educational institutions and plural pedagogical practices, as teaching professionals. In the perspective of professional demands, through the growing demand for diagnoses and enrollment of these children and the scarcity of instructional pedagogical material, in this study we present, in a wellfounded and constructive way, the use of games to promote mathematical learning in early childhood education for young children with autism. The referring research is potentially bibliographical, in which, in its structure, it unites previous studies and data that present a conjunctive relationship between inclusion, games and autism, essentially contributing and interpretive from the perspective of mathematical learning in early childhood education. Such contributions and interpretations are part of the analyses, which in turn indicate that the game as a pedagogical resource, in the characteristically active learning of mathematics for young children with ASD, intervenes as a motivator of inclusion, transformer of limitations and enhancer of new knowledge, as long as, professionally, well planned, presented, developed and evaluated.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gabriele Oliveira da Silva.pdf805,7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons