Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55675
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriele Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-01T18:38:37Z | - |
dc.date.available | 2024-04-01T18:38:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA. Gabriele Oliveira da. Jogos como recursos pedagógicos da aprendizagem matemática de crianças pequenas com TEA na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55675 | - |
dc.description.abstract | A perspectiva da prática inclusiva na educação especial no ensino básico regular proporciona,para o aluno com Transtorno do Espectro Autista, provimentos, enquanto instituições de ensino epráticas pedagógicas plurais, enquanto profissionais docentes. Na prospectiva da exigência profissional, mediante a crescente demanda de diagnósticos e matrículas dessascrianças e da escassez de material pedagógico instrutivo, nesse estudo apresentamos de modo fundamentado e construtivo, o uso do jogo no favorecimento da aprendizagem matemática na educação infantil para crianças pequenas com autismo. A pesquisa referente é bibliográfica, nesse sentido, une estudos e dados anteriores que apresentem relação conjuntiva entre inclusão, jogos e autismo, essencialmente contribuintes e interpretativos na perspectiva de aprendizagem matemática na educação infantil. Tais contribuições e interpretações integram as análises,que indicam que o jogo enquanto recurso pedagógico, na aprendizagem ativa da matemática para crianças pequenas com TEA, intervém como motivador da inclusão, transformador de limitações e potencializador de novos saberes, desde que, profissionalmente, bem planejado, apresentado, desenvolvido e avaliado. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Jogos como recursos pedagógicos da aprendizagem matemática de crianças pequenas com TEA na educação infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4388661685917446 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The perspective of inclusive practice in special education in regular basic education perpetuates, for the student with ASD, mostly provisions, as educational institutions and plural pedagogical practices, as teaching professionals. In the perspective of professional demands, through the growing demand for diagnoses and enrollment of these children and the scarcity of instructional pedagogical material, in this study we present, in a wellfounded and constructive way, the use of games to promote mathematical learning in early childhood education for young children with autism. The referring research is potentially bibliographical, in which, in its structure, it unites previous studies and data that present a conjunctive relationship between inclusion, games and autism, essentially contributing and interpretive from the perspective of mathematical learning in early childhood education. Such contributions and interpretations are part of the analyses, which in turn indicate that the game as a pedagogical resource, in the characteristically active learning of mathematics for young children with ASD, intervenes as a motivator of inclusion, transformer of limitations and enhancer of new knowledge, as long as, professionally, well planned, presented, developed and evaluated. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabriele Oliveira da Silva.pdf | 805,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons