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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorCOSTA, Shirley de Sousa-
dc.date.accessioned2024-04-03T13:58:07Z-
dc.date.available2024-04-03T13:58:07Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-01-
dc.identifier.citationCOSTA, Shirley de Sousa. Desenvolvimento de um jogo educacional para o estudo da doença de chagas em turmas dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 35 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55704-
dc.description.abstractA Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente pela picada do inseto vetor Triatoma infestans, é uma das principais doenças negligenciadas nas Américas. O estudo aborda inicialmente a biologia do T. cruzi e o ciclo de transmissão da doença, destacando os diferentes reservatórios e vetores envolvidos. Em seguida, são discutidos os sintomas clínicos da doença, que podem variar desde formas assintomáticas até manifestações graves, como cardiomiopatia chagásica e megacólon. Além disso, são explorados os métodos de diagnóstico disponíveis, incluindo técnicas sorológicas e moleculares, e as estratégias de tratamento atualmente utilizadas, como o benzonidazol e o nifurtimox. No entanto, são discutidos os desafios associados ao diagnóstico precoce e ao acesso ao tratamento, especialmente em áreas rurais e carentes. Em seguida, apresentado um panorama da Doença de Chagas, abordando sua etiologia, ciclo de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento. Em seguida, são discutidos os desafios enfrentados na educação sobre a doença, incluindo a falta de compreensão pública, especialmente em áreas rurais e de baixo acesso à informação. O estudo explora a teoria por trás do uso de jogos didáticos como uma ferramenta educacional, destacando sua capacidade de envolver os alunos de forma interativa, promover a aprendizagem ativa e facilitar a retenção do conhecimento. São discutidas a abordagens dos jogos didáticos, incluindo jogos de aplicativos digitais, bem como estratégias para adaptá-los ao contexto específico da Doença de Chagas. Com isso, foi construído um jogo online na modalidade “Quiz”, pela plataforma “wordwall”, de fácil acesso e com perguntas do cotidiano dos alunos para testarem seus conhecimentos sobre a doença. Este trabalho contribui para uma maior compreensão do papel dos jogos didáticos no ensino sobre a Doença de Chagas e oferece insights valiosos para educadores, profissionais de saúde e formuladores de políticas interessados em promover a conscientização e prevenção dessa enfermidade negligenciada.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttripanossomíase americanapt_BR
dc.subjecteducação em saúdept_BR
dc.subjectjogos didáticospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo educacional para o estudo da doença de chagas em turmas dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Suellen Tarcyla da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8049817822161292pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxChagas Disease, caused by the protozoan Trypanosoma cruzi and primarily transmitted by the bite of the insect vector Triatoma infestans, is one of the main neglected diseases in the Americas. The study initially addresses the biology of T. cruzi and the transmission cycle of the disease, highlighting the different reservoirs and vectors involved. Subsequently, the clinical symptoms of the disease are discussed, ranging from asymptomatic forms to severe manifestations such as Chagas cardiomyopathy and megacolon. Additionally, the available diagnostic methods are explored, including serological and molecular techniques, as well as the treatment strategies currently used, such as benznidazole and nifurtimox. However, challenges associated with early diagnosis and access to treatment are discussed, especially in rural and underserved areas. Furthermore, an overview of Chagas Disease is presented, covering its etiology, transmission cycle, symptoms, diagnosis, and treatment. The challenges faced in educating about the disease are then discussed, including the lack of public understanding, particularly in rural areas with low access to information. The study explores the theory behind the use of educational games as a tool, highlighting their ability to engage students interactively, promote active learning, and facilitate knowledge retention. Approaches to educational games are discussed, including digital app games, as well as strategies to adapt them to the specific context of Chagas Disease. This work contributes to a better understanding of the role of educational games in teaching about Chagas Disease and provides valuable insights for educators, healthcare professionals, and policymakers interested in promoting awareness and prevention of this neglected disease.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2453508009374921pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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