Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55717
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREZ, Carlos Daniel | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Tacila Cristina Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T16:24:45Z | - |
dc.date.available | 2024-04-04T16:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-03 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Tácila Cristina Xavier. Filmes infantis como recurso didatico para o ensino da biologia. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de , Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55717 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo explorar a eficácia do uso de filmes infantis como uma ferramenta pedagógica no ensino de biologia. A educação tem evoluído em resposta à crescente necessidade de tornar o aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos, fazendo com que eles aprendam de maneira mais simples e prazerosa, tendo várias ferramentas como auxílio do processo de aprendizagem. Nesse contexto, os filmes infantis surgem como uma alternativa promissora para facilitar a compreensão dos conceitos biológicos complexos e despertar o interesse das crianças pela ciência. Este estudo examinou a relevância dos filmes infantis como recurso didático, destacando sua capacidade de apresentar informações biológicas de forma acessível e cativante, trazendo neles conteúdo relacionado a zoologia, ecologia, evolução, paleontologia dentre várias outras áreas da biologia. Analisamos como a narrativa, os personagens e os elementos visuais dos filmes podem ser aproveitados para transmitir conceitos-chave da biologia, estimulando a curiosidade e a motivação dos estudantes. Para a pesquisa, foram selecionados quatro filmes infantis: Bob Esponja, Vida de Inseto e Procurando Nemo . Neles foram destacados conceitos da biologia que são repassados pelos filmes de maneira correta ou incorreta. Os resultados deste estudo indicam que os filmes infantis podem desempenhar um papel fundamental no ensino de biologia, tornando o conteúdo mais acessível e atraente para os alunos, pois podem ajudar a criar uma conexão entre a ciência e a vida cotidiana das crianças, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos biológicos. Por fim, também é enfatizada a importância de os educadores explorarem ativamente o potencial dos filmes infantis como uma ferramenta valiosa no ensino de biologia, contribuindo para uma educação mais eficaz e estimulante que prepara as novas gerações para enfrentar os desafios científicos do futuro. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Filmes Infantis | pt_BR |
dc.title | Filmes infantis como recurso didatico para o ensino da biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7512688964429038 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to explore the effectiveness of using children's films as a pedagogical tool in teaching biology. Education has evolved in response to the growing need to make learning more engaging and meaningful for students, making them learn in a simpler and more enjoyable way, using various tools to aid the learning process. In this context, children's films emerge as a promising alternative to facilitate the understanding of complex biological concepts and awaken children's interest in science. This study examined the relevance of children's films as a teaching resource, highlighting their ability to present biological information in an accessible and captivating way, bringing content related to zoology, ecology, evolution, paleontology among several other areas of biology. We analyze how the narrative, characters and visual elements of films can be used to convey key biology concepts, stimulating students' curiosity and motivation. For the research, four children's films were selected: SpongeBob, A Bug's Life and Finding Nemo. They highlighted biology concepts that are conveyed in the films correctly or incorrectly. The results of this study indicate that children's films can play a fundamental role in teaching biology, making the content more accessible and attractive to students, as they can help create a connection between science and children's everyday lives, promoting an understanding of the deepest and most lasting of biological concepts. Finally, the importance of educators actively exploring the potential of children's films as a valuable tool in teaching biology is also emphasized, contributing to a more effective and stimulating education that prepares new generations to face the scientific challenges of the future. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC TÁCILA CRISTINA XAVIER FERREIRA 03.04.24.pdf | 15,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons