Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55727

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Daniela Maria-
dc.contributor.authorGOMES, Elisama da Paixão-
dc.date.accessioned2024-04-04T17:35:21Z-
dc.date.available2024-04-04T17:35:21Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2024-04-03-
dc.identifier.citationGOMES, Elisama da Paixão. Um estudo sobre as trajetórias escolares e o exercício laboral das Trabalhadoras-Estudantes da EJA. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55727-
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa é analisar as trajetórias escolares das estudantes da EJA e suas conexões com o exercício laboral. Para tanto, foi feita a aplicação de um questionário socioeconômico e um conjunto de entrevistas semi-estruturada com cinco informantes, estudantes de uma escola pública municipal do Recife/PE. Os resultados mostram, por um lado, que o afastamento ou impossibilidade de frequentar a escola na idade adequada está fortemente atrelada à subsistência, através da realização de atividade laboral desde cedo, e, por outro, que o retorno à escola na fase adulta/idosa está associado ao desejo de aprender a ler e escrever, à retomada do direito à educação, autonomia e vida digna.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleUm estudo sobre as trajetórias escolares e o exercício laboral das Trabalhadoras-Estudantes da EJApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0796945912685894pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6005212589449904pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research is to analyze the school trajectories of EJA students and their connections with work. To this end, a socioeconomic questionnaire and a set of semi-structured interviews were applied with five informants, students from a municipal public school in Recife/PE. The results show, on the one hand, that the absence or inability to attend school at the appropriate age is strongly linked to subsistence, through carrying out work activities from an early age, and, on the other, that returning to school in adulthood/elderly it is associated with the desire to learn to read and write, with the resumption of the right to education, autonomy and a dignified life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCCElisama da Paixão Gomes.pdf318,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons