Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55732

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO MÉLO, Maria Auxiliadora do-
dc.contributor.authorSOUZA, Vitória Samantha de-
dc.date.accessioned2024-04-04T20:08:23Z-
dc.date.available2024-04-04T20:08:23Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Vitória Samantha de. Estudo de caso e aplicação do MASP em uma loja de produtos eletrônicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55732-
dc.description.abstractNo presente estudo, procurou-se aplicar o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) em uma loja de produtos eletrônicos para solucionar o problema prioritário que mais afeta as vendas da mesma. O MASP é um método que visa identificar, analisar e resolver problemas de forma sistemática, sendo amplamente utilizado em contextos de gestão e melhoria de processos. Dessa forma, o presente trabalho apoia-se nas práticas da gestão da qualidade para aplicar as 8 etapas do MASP e das ferramentas da qualidade, como forma de melhorar as vendas da loja e, consequentemente, essas melhorias contribuírão significativamente para o desempenho geral da loja no mercado de produtos eletrônicos. Quanto à metodologia, a pesquisa adota uma abordagem quantitativa-qualitativa, enriquecida por uma revisão bibliográfica, caracterizando-se como um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada com o proprietário da loja, visando identificar os problemas que a afetam. Diante da análise dos dados e resultados obtidos na pesquisa, utilizando das informações coletadas, constatou-se o principal desafio da empresa e foram delineados os pontos a serem aprimorados por meio de um plano de ações. Este estudo não apenas destaca a eficácia do MASP e das ferramentas da qualidade na resolução de problemas, mas também ressalta a importância de abordagens integradas e adaptáveis para enfrentar os desafios comerciais, contribuindo para um desempenho mais sólido e competitivo no mercado.pt_BR
dc.format.extent57 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMASPpt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.titleEstudo de caso e aplicação do MASP em uma loja de produtos eletrônicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234990302138536pt_BR
dc.description.abstractxIn this study, we sought to apply the Problem Analysis and Solution Method (MASP) to an electronics store to address issues significantly impacting its sales. MASP is a method designed to systematically identify, analyze, and resolve problems, widely used in management and process improvement contexts. Thus, this work relies on quality management practices to apply the 8 steps of MASP and quality tools, aiming to enhance the store’s sales. Consequently, these improvements have significantly contributed to the overall performance of the store in the electronics market. Regarding methodology, the research adopts a quantitative-qualitative approach, enriched by a literature review, characterized as an exploratory and descriptive case study. A semi-structured interview with the store owner was employed to identify the challenges affecting the business. Upon analyzing the date and results obtained in the research, utilizing the collected information, the primary challenge of the company was identified, and areas for improvement were outlined through an action plan. This study not only underscores the effectiveness of MASP and quality tools in problem resolution but also emphasizes the importance of integrated and adaptable approaches to address business challenges, contributing to a more robust and competitive performance in the market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Vitória Samantha de Souza.pdf1,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons