Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55765

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jeziel Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-04-09T12:00:14Z-
dc.date.available2024-04-09T12:00:14Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-04-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jeziel Rodrigues de. Proposta didática na ótica dos hábitos de higiene para uma maior compreensão das bactérias. 2024. 23 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55765-
dc.description.abstractOs jogos didáticos são reconhecidamente apontados como maneiras uteis de motivação para ensino-aprendizagem dos mais variados conteúdos, visto que são entendidos como ferramentas necessárias para trabalhar a ludicidade. Dos conteúdos abordados nas ciências, foi escolhido aqui o Reino das bactérias, formado pelos Domínios Eubactéria e Arquea, que são seres vivos microscópicos sem envoltório nuclear de importância médica, ecológica e biotecnológica. Assim, o objetivo deste trabalho é propor uma sequencia de jogos para o ensino das bactérias, devido a sua importância e por ser um tema abstrato de difícil interpretação, relacionando esse tema com os hábitos de higiene haja vista a interação de ambos os temas. A sequência de jogos, ou gincana, chamada de "Zero Bactéria”, tendo como público-alvo o ensino médio, foi pensada para ser aplicada em 5 etapas com uma dinâmica diferente em cada uma delas, e conforme o decorrer do conteúdo abordado; cada etapa, que pode se tratar de vários conceitos da higienização, há uma pontuação correspondente e no final poderá haver uma premiação. Os jogos, que visam uma perspectiva sustentável e de custo zero, evidenciaram que é possível serem utilizados melhorando o aprendizado e como uma forma de avaliação formativa, paralelamente aos outros instrumentos de avaliação.pt_BR
dc.format.extent23pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBactériaspt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectHábitos de higienept_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleProposta didática na ótica dos hábitos de higiene para uma maior compreensão das bactériaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxDidactic games are recognized as useful ways of motivating teaching-learning of the most varied contents, as they are understood as necessary tools to work on playfulness. Of the content covered in science, the Kingdom of bacteria was chosen here, formed by the Domains Eubacteria and Archaea, which are microscopic living beings without a nuclear envelope of medical, ecological and biotechnological importance. Therefore, the objective of this work is to propose a sequence of games to teach bacteria, due to its importance and because it is an abstract topic that is difficult to interpret, relating this topic to hygiene habits given the interaction of both topics. The sequence of games, or scavenger hunt, called "Zero Bactéria", with the target audience being high school, was designed to be applied in 5 stages with a different dynamic in each of them, and according to the course of the content covered; each stage, which may involve various hygiene concepts, there is a corresponding score and at the end there may be a prize. The games, which aim at a sustainable and zero-cost perspective, showed that it is possible to be used to improve learning and as a way of formative assessment, in parallel with other assessment instruments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-JEZIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdf876,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons