Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55765
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jeziel Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T12:00:14Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T12:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-08 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jeziel Rodrigues de. Proposta didática na ótica dos hábitos de higiene para uma maior compreensão das bactérias. 2024. 23 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55765 | - |
dc.description.abstract | Os jogos didáticos são reconhecidamente apontados como maneiras uteis de motivação para ensino-aprendizagem dos mais variados conteúdos, visto que são entendidos como ferramentas necessárias para trabalhar a ludicidade. Dos conteúdos abordados nas ciências, foi escolhido aqui o Reino das bactérias, formado pelos Domínios Eubactéria e Arquea, que são seres vivos microscópicos sem envoltório nuclear de importância médica, ecológica e biotecnológica. Assim, o objetivo deste trabalho é propor uma sequencia de jogos para o ensino das bactérias, devido a sua importância e por ser um tema abstrato de difícil interpretação, relacionando esse tema com os hábitos de higiene haja vista a interação de ambos os temas. A sequência de jogos, ou gincana, chamada de "Zero Bactéria”, tendo como público-alvo o ensino médio, foi pensada para ser aplicada em 5 etapas com uma dinâmica diferente em cada uma delas, e conforme o decorrer do conteúdo abordado; cada etapa, que pode se tratar de vários conceitos da higienização, há uma pontuação correspondente e no final poderá haver uma premiação. Os jogos, que visam uma perspectiva sustentável e de custo zero, evidenciaram que é possível serem utilizados melhorando o aprendizado e como uma forma de avaliação formativa, paralelamente aos outros instrumentos de avaliação. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bactérias | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Hábitos de higiene | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Proposta didática na ótica dos hábitos de higiene para uma maior compreensão das bactérias | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Didactic games are recognized as useful ways of motivating teaching-learning of the most varied contents, as they are understood as necessary tools to work on playfulness. Of the content covered in science, the Kingdom of bacteria was chosen here, formed by the Domains Eubacteria and Archaea, which are microscopic living beings without a nuclear envelope of medical, ecological and biotechnological importance. Therefore, the objective of this work is to propose a sequence of games to teach bacteria, due to its importance and because it is an abstract topic that is difficult to interpret, relating this topic to hygiene habits given the interaction of both topics. The sequence of games, or scavenger hunt, called "Zero Bactéria", with the target audience being high school, was designed to be applied in 5 stages with a different dynamic in each of them, and according to the course of the content covered; each stage, which may involve various hygiene concepts, there is a corresponding score and at the end there may be a prize. The games, which aim at a sustainable and zero-cost perspective, showed that it is possible to be used to improve learning and as a way of formative assessment, in parallel with other assessment instruments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-JEZIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdf | 876,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons