Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55827

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorFRANCO, Maria Luiza de Araujo-
dc.date.accessioned2024-04-11T13:18:33Z-
dc.date.available2024-04-11T13:18:33Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-08-
dc.identifier.citationFRANCO, Maria Luiza de Araujo. Os desafios da implementação das competências socioemocionais na rede pública de Gravatá - PE. 2024. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55827-
dc.description.abstractA urgência da expansão da Educação Socioemocional é notável nos dias atuais, dada sua capacidade de promover saúde mental em sociedades contemporâneas fragilizadas. Embora não seja uma solução universal para os conflitos do mundo, ela é reconhecida como uma ferramenta valiosa para estabelecer relações interpessoais saudáveis, especialmente no ambiente escolar, permitindo que os alunos compreendam e gerenciem suas emoções diante dos desafios da vida escolar e pessoal. Nesse contexto, esta pesquisa busca contribuir teoricamente para a implementação de uma educação socioemocional integral na escola pública, trazendo reflexões significativas para o trabalho de coordenadores e professores. O estudo visa analisar os desafios e as estratégias para a implementação das competências socioemocionais nas escolas do município de Gravatá-PE, seguindo os documentos norteadores para a prática, através de uma pesquisa de campo, utilizando como método de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, e analisadas à luz da análise de conteúdo de Bardin (1977). A formação de professores e o fortalecimento do vínculo família-escola são os principais aliados para a implementação.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectRede públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs desafios da implementação das competências socioemocionais na rede pública de Gravatá - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxThe urgency of expanding Socio-Emotional Education is notable today, given its ability to promote mental health in fragile contemporary societies. Although it is not a universal solution to the world's conflicts, it is recognized as a valuable tool for establishing healthy interpersonal relationships, especially in the school environment, allowing students to understand and manage their emotions in the face of the challenges of school and personal life. In this context, this research seeks to theoretically contribute to the implementation of comprehensive socio-emotional education in public schools, bringing significant reflections to the work of coordinators and teachers. The study aims to analyze the challenges and strategies for implementing socio-emotional skills in schools in the city of Gravatá-PE, following the guiding documents for practice, through field research, using semi-structured interviews as a data collection method, and analyzed in light of Bardin's content analysis (1977). Teacher training and strengthening the family-school bond are the main allies for implementation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Luiza de Araujo Franco.pdf246,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons