Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55838

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLINS, Carla Patricia Acioli-
dc.contributor.authorLIMA, Kelvia Kione de-
dc.date.accessioned2024-04-11T14:44:59Z-
dc.date.available2024-04-11T14:44:59Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationLIMA, Kelvia Kione de. Formação de professores: A invenção como possibilidade entre licenciandos, educantes e professores da rede municipal de ensino de Vertentes-PE.2024 Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55838-
dc.description.abstractEste estudo se insere nas discussões voltadas para a formação inicial de professores na perspectiva da formação inventiva de professores. Para tanto, objetivamos 1) Problematizar como os professores entendem a inventividade em suas práticas educativas; 2) Mapear as práticas educativas inventivas dos licenciandos-professores da rede municipal de ensino; 3) Verificar como desenvolvem práticas educativas inventivas; E por fim, identificar qual a relevância da formação inicial na mobilização de práticas educativas inventivas. Concernente à metodologia nos respaldamos na pesquisa de caráter qualitativo Minayo (2002), como procedimento para coleta de dados nos pautamos na entrevista semiestruturada em Gil (2008) com professores licenciandos da Rede Municipal de Ensino de Vertentes-PE, região do Agreste de Pernambuco. Adotamos operadores conceituais na perspectiva de Deleuze (2022) para análise dos resultados com o foco de evidenciar os movimentos dos professores em torno da formação e de práticas educativas inventivas. Em princípio os resultados deste estudo sinalizam para uma perspectiva de uma formação inventiva que venha pleitear a formação-experiência. Ao final, consideramos a necessidade de proporcionar linhas outras na formação de professores, tendo em vista os sentidos e signos que constituem a prática educativa e as experiências narrativas da transformação.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormação inventivapt_BR
dc.subjectPráticas educativas inventivaspt_BR
dc.titleFormação de professores: a invenção como possibilidade entre licenciandos, educantes e professores da rede municipal de ensino de Vertentes - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3397509805602593pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1756289961986779pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC KELVIA KIONE DE LIMA.pdf670,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons