Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55841

Comparte esta pagina

Título : Pedagogia hospitalar: visibilidade, atuação e desafios.
Autor : SANTOS, Lucielly Maria dos
Palabras clave : Pedagogia hospitalar; Classe hospitalar; Educação e saúde
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : SANTOS, Lucielly Maria dos. Pedagogia hospitalar: visibilidade, atuação e desafios. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco - CAA, Caruaru, 2024.
Resumen : A educação é um direito social que deve ser garantido para todas as crianças e adolescentes, inclusive em espaços não escolares como os hospitais. Partindo desse pressuposto, este trabalho, de caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico, teve como objetivo investigar como a pedagogia hospitalar possibilita a continuidade da aprendizagem de crianças enfermas, tendo em vista que a hospitalização não deve ser necessariamente, impedimento para exercer o direito educacional. Para isso foi necessário refletir como ocorre o trabalho do pedagogo hospitalar e também identificar quais são os desafios que permeiam esse lócus social. Diante disso verificou- se que ainda há fragilidades com a materialização de oferta formativa inicial na atuação docente em contexto hospitalar, assim como do próprio serviço em classes hospitalares. Por fim, pontuamos a importância que a pedagogia hospitalar possui na melhoria da qualidade de vida e a necessidade urgente de mais visibilidade da temática e investimentos materiais para que o processo exclusivo dos estudantes enfermos diminua progressivamente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55841
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Lucielly Maria dos Santos.pdf598,7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons