Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55846

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cristiane Salomé Ribeiro-
dc.contributor.authorMELO, Andressa Gabriela Alves de-
dc.date.accessioned2024-04-11T16:22:50Z-
dc.date.available2024-04-11T16:22:50Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationMELO, Andressa Gabriela Alves de. Consciência ecológica e atitude ecológica: um estudo da influência desses fatores na intenção de compra da geração z de alimentos veganos. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55846-
dc.description.abstractA temática sustentabilidade é algo recente para a sociedade, porém tem recebido bastante destaque ao longo dos anos. Este termo vem sendo inserido em diversos âmbitos da sociedade, o que ocasionou em mudanças significativas no que concerne a maneira como as coisas são produzidas e nos hábitos das pessoas. Com base nisso, pode-se inferir que a sustentabilidade é vista tanto como uma uma solução para sanar os problemas ambientais existentes no mundo, como uma solução para a criação de uma nova consciência nos seres humanos. Em virtude disso, nota-se na contemporaneidade a existência de um novo perfil de consumidor, denominado como consumidor sustentável, que além de levar em consideração as variáveis relacionadas ao preço e a qualidade do produto, também considera a variável ambiental, optando por produtos que não causem impactos ao meio ambiente. Ressalta-se, que uma das maneiras encontradas para não agredir o meio ambiente, foi através do veganismo, visto como uma filosofia de vida, na qual o indivíduo opta por não consumir nenhum tipo de produto ou alimento que tenha alguma composição animal. Este trabalho teve como objetivo verificar como a consciência ecológica e a atitude influenciam a geração Z na intenção de compra de alimentos veganos. Foi utilizado neste trabalho o método quantitativo com caráter descritivo, sendo uma pesquisa do tipo survey. Quanto a técnica de amostragem, foi utilizada a não probabilística. Por meio deste estudo, verificou-se que a consciência ecológica e a atitude influenciam a geração Z na intenção de compra de alimentos veganos. Foram verificadas três hipóteses: H1 – a consciência ecológica influencia positivamente a atitude; H2 – a consciência ecológica influencia positivamente a intenção de compra de alimentos veganos; H3 – a atitude influencia positivamente a intenção de compra de alimentos veganos. Todas as hipóteses foram suportadas, visto que p-valor foi significativo (p < 0,05), e os coeficientes de regressão apresentaram a valência prevista, ou seja, relação positiva.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsciência ecológicapt_BR
dc.subjectAtitudept_BR
dc.subjectIntenção de comprapt_BR
dc.subjectProdutos veganospt_BR
dc.titleConsciência ecológica e atitude ecológica: um estudo da influência desses fatores na intenção de compra da geração z de alimentos veganos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6418537039414951pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7634332525434443pt_BR
dc.description.abstractxThe thematic “Sustainability” is recent to society, but have received great significance over the years. That term has been into multiple spheres in society, causing several changes in the way things are produced and in people’s habits. Based on this, We deduce sustainability is seen as a solution to cease ambiental problems in the world and a solution to creation of a new conscience to human beings. Due to this, We notice in the present time an existence of a new consumer profile, named sustainable consumer, which besides taking into account considerations related to the price and quality of the products, the ambiental variation, choosing products that don’t harm the environment. It is important to emphasize that one of the ways found to do no harm to the environment is through veganism, which is seen as a life philosophy whose the individual chooses not to consume any kind of product or food that contains animal composition. This essay’s purpose is to verify how the ecological consciousness and attitude influence the Z generation in their shopping intention of vegan products. A quantitative method with descriptive character was used in this essay, which is a survey type of research. As regard the sampling technique, the probabilistic method was not used. Through this research, the ecological consciousness and attitude were verified in the intention of buying vegan food. Three hypothesis were verified: H1 - the ecological consciousness inducing positively the attitude; H2 - the ecological consciousness inducing the intention of buying vegan food; H3 - the attitude inducing positively the intention of buying vegan food. All the hypothesis were sustained, since the p-value was significant (p < 0,05), and the regression coefficients had the predicted valence, which is the positive relation.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA_ GABRIELA_ALVES_DE_MELO_TCC.pdf612,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons