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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55855
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CASTRO JÚNIOR, Torquato da Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Raphael Henrique Lins Tiburtino dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T19:39:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T19:39:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Raphael Henrique Lins Tiburtino dos. Positivismo jurídico e regulação responsiva: uma contribuição ao debate sobre o problema do conhecimento do Direito. 2023. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55855 | - |
dc.description.abstract | O nosso objetivo é contribuir com o debate sobre o problema do conhecimento do direito, apresentando uma alternativa ao positivismo jurídico, especialmente em contextos onde decisões orientadas por regras jurídicas tendem a ser inconsistentes ou pouco confiáveis. Sugerimos que uma alternativa desse tipo pode ser encontrada na teoria de regulação responsiva de Ian Ayres e John Braithwaite, desenvolvida a partir de uma série de estudos e pesquisas de campo empreendidas por este último nas áreas de regulação, fiscalização e compliance. O positivismo jurídico tem como principais características a defesa da separação entre o direito e a moral e a concepção do direito como um conjunto de regras de observância obrigatória. Esse modelo regulatório positivista é adequado para regular fenômenos simples, estáveis e que não despertam grandes interesses econômicos. Em contextos desse tipo, os casos difíceis são episódicos e excepcionais, sendo incapazes de prejudicar a consistência do sistema jurídico como um todo. Na medida em que a complexidade, o dinamismo e o potencial lucrativo do fenômeno regulado aumentam, as regras jurídicas tendem a gradativamente perder consistência, até o ponto em que um modelo regulatório centrado nessas regras se torna inconsistente e pouco confiável. Isso ocorre porque, enquanto a complexidade e o dinamismo levam a um aumento orgânico do número de casos difíceis, o potencial lucrativo de estratégias jurídicas bem-sucedidas estimula os atores econômicos a explorar zonas de incerteza do direito, criando artificialmente novos casos difíceis. A regulação responsiva se apresenta como uma alternativa regulatória, uma vez que tem como premissa a ideia de que os fatores de poder na sociedade moderna estão distribuídos entre as ordens institucionais do estado, do mercado, da comunidade e das associações. As regras jurídicas e os arranjos que gravitam em torno delas são apenas um dos pressupostos para uma regulação exitosa. Nesse sentido, a regulação responsiva envolve uma dose de delegação do poder regulatório do estado em favor das demais ordens institucionais, permitindo o florescimento de uma nova gama de abordagens regulatórias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia e Teoria do Direito | pt_BR |
dc.subject | Positivismo Jurídico | pt_BR |
dc.subject | Regulação Responsiva | pt_BR |
dc.subject | Responsividade | pt_BR |
dc.title | Positivismo jurídico e regulação responsiva : uma contribuição ao debate sobre o problema do conhecimento do Direito | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4886742984485311 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3738419253523414 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direito | pt_BR |
dc.description.abstractx | Our goal is to contribute to the debate on the problem of legal knowledge by presenting an alternative to legal positivism, especially in contexts where decisions guided by legal rules tend to be inconsistent or unreliable. We suggest that such an alternative can be found in Ian Ayres and John Braithwaite's theory of responsive regulation, developed from a series of studies and field research undertaken by the latter in the areas of regulation, enforcement, and compliance. Legal positivism is characterized by advocating the separation of law and morality and conceiving of law as a set of mandatory rules. This positivist regulatory model is suitable for regulating simple, stable phenomena that do not arouse significant economic interests. In such contexts, difficult cases are episodic and exceptional, incapable of harming the consistency of the legal system as a whole. As the complexity, dynamism, and profit potential of the regulated phenomenon increase, legal rules tend to gradually lose consistency, until the point where a regulatory model centered on these rules becomes inconsistent and unreliable. This occurs because, while complexity and dynamism lead to an organic increase in the number of difficult cases, the profit potential of successful legal strategies stimulates economic actors to exploit zones of legal uncertainty, artificially creating new difficult cases. Responsive regulation presents itself as a regulatory alternative, as it is premised on the idea that power factors in modern society are distributed among the institutional orders of the state, the market, the community, and associations. Legal rules and the arrangements that revolve around them are just one of the prerequisites for successful regulation. In this sense, responsive regulation involves a degree of delegation of regulatory power from the state to the other institutional orders, allowing for the flourishing of a new range of regulatory approaches. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Direito |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Raphael Henrique Lins Tiburtino dos Santos.pdf Artículo embargado hasta 2026-04-09 | 648,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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