Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55882

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Cybelle Rolim de-
dc.contributor.authorSILVA, Suzana Santana da-
dc.date.accessioned2024-04-12T18:32:13Z-
dc.date.available2024-04-12T18:32:13Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.date.submitted2024-04-11-
dc.identifier.citationSILVA, Suzana Santana da. Efeitos da contação de histórias sobre a aceitação de fruta por crianças da rede pública de ensino do município de Carpina-PE. 2024. 45 f. TCC (Bacharelado em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55882-
dc.description.abstractA infância destaca-se por ser uma fase de intenso crescimento e desenvolvimento, sendo necessário uma atenção aos hábitos alimentares e às necessidades nutricionais das crianças, de modo a assegurar um adequado crescimento e desenvolvimento. Neste contexto, a escola é um ambiente de aprendizado contínuo e troca de saberes e tem se tornado um cenário oportuno, tanto para promover ações educativas bem como para ampliar o acesso a uma alimentação saudável através de estratégias de intervenções nutricionais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da contação de histórias sobre a aceitação de fruta por crianças da rede pública de ensino do município de Carpina - PE. O estudo foi do tipo intervenção, no qual foi desenvolvida uma contação de história como proposta de educação alimentar e nutricional, com 34 alunos matriculados na escola Marechal Rondon na cidade de Carpina-PE do turno matutino, sendo estes com idades entre dois (02) a seis (06) anos. A contação durou cerca de 8 minutos e tinha por título “A aventura da Laranja”, tendo um total de 5 personagens sendo “Lara, a laranja” a personagem principal, e foi desenvolvida a fim de expor para as crianças as propriedades nutricionais e os benefícios à saúde proporcionados pelo consumo da laranja de forma lúdica e com uma linguagem acessível à capacidade cognitiva das crianças. Após a contação da história foi realizado o momento de degustação da fruta e posteriormente aplicado os questionários com cada criança individualmente, sendo utilizado a escala hedônica facial adaptada e a classificação do consumo para a coleta dos dados. Após a proposta de intervenção foi observado 90% e 78,6% de aceitação da fruta pelo grupo intervenção e controle respectivamente, com relação ao consumo da fruta o grupo intervenção apresentou maior percentual cerca de 70% para a faixa de consumo alta, diferente do observado no grupo controle com um percentual de 14,3% para a faixa de consumo alta, tendo a proposta de intervenção uma aceitação de 95% pelas crianças. Neste sentido, ficou evidenciado que a contação de história exerceu efeito positivo sobre a aceitação e o consumo de fruta pelas crianças. Além disso, a intervenção realizada teve uma ótima aceitação pelas crianças que participaram do momento, mostrando que a contação de histórias é um instrumento efetivo para ações de educação alimentar e nutricional no âmbito escolar.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEfeitos da contação de histórias sobre a aceitação de fruta por crianças da rede pública de ensino do município de Carpina-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1395778162461022pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7786544637320893pt_BR
dc.description.abstractxChildhood stands out for being a phase of intense growth and development, requiring attention to children's eating habits and nutritional needs in order to ensure adequate growth and development. In this context, the school is an environment for continuous learning and exchange of knowledge and has become an opportune setting, both to promote educational actions and to expand access to healthy eating through nutritional intervention strategies. The present work aimed to evaluate the effects of storytelling on the acceptance of fruit by children in the public school system in the city of Carpina - PE. The study was of the intervention type, in which a story telling was developed as a proposal for food and nutritional education, with 34 students enrolled at the Marechal Rondon school in the city of Carpina-PE in the morning shift, aged between two (02) to six (06) years. The story lasted around 8 minutes and was titled “The Orange Adventure”, with a total of 5 characters, with “Lara, the orange” being the main character, and was developed in order to expose children to the nutritional properties and health benefits provided by consuming orange in a playful way and using language that is accessible to children's cognitive abilities. After telling the story, the fruit was tasted and the questionnaires were subsequently administered to each child individually, using the adapted facial hedonic scale and consumption classification to collect data. After the proposed intervention, 90% and 78.6% acceptance of the fruit was observed by the intervention and control groups respectively. Regarding fruit consumption, the intervention group presented a higher percentage of around 70% for the high consumption range, different from the observed in the control group with a percentage of 14.3% for the high consumption range, with the proposed intervention having 95% acceptance by the children. In this sense, it was evident that storytelling had a positive effect on the acceptance and consumption of fruit by children. Furthermore, the intervention carried out was very well accepted by the children who participated in the moment, showing that storytelling is an effective tool for food and nutrition education actions at school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Suzana Santana da Silva.pdf5,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons