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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55900

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Título: A verdade na obra de arte como superação da metafísica
Autor(es): SOUZA, Rhaissa Santos de
Palavras-chave: Filosofia; Metafísica; Obra de arte; Verdade; Heidegger, Martin, 1889-1976
Data do documento: 28-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Rhaissa Santos de. A verdade na obra de arte como superação da metafísica. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Desde Ser e Tempo, de 1927, Martin Heidegger mostrou que a motivação de suas investigações é a busca pelo sentido do ser, questão essa que, segundo ele, foi posta de lado pelo pensamento tradicional que se dirigiu apenas ao ser dos entes, indagando o que eles são, mas sem perguntar o que é ser. Em 1936, já após a “viragem”, o pensador realizou uma série de conferências que foram reunidas no texto A origem da obra de arte, escrito em 1936, no qual ele apresenta indicações para um possível conceito de obra de arte e como a verdade nela pode ser desvelada. Por meio da revisão bibliográfica das obras heideggerianas e com o apoio de textos de comentadores nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa, analisa-se, neste trabalho, o caminho percorrido por Heidegger para poder afirmar a possibilidade do acontecimento do ser em uma obra de arte a partir da noção de verdade ontológica, visando à superação da metafísica que esqueceu o ser. Serão analisadas críticas feitas a essa afirmação, especialmente a de Meyer Schapiro, e apontada a sua pouca distância da metafísica tal como compreendida por Heidegger, como apontou Derrida. Para isso, serão apresentadas as noções de verdade, de arte e de ser desenvolvidas por Heidegger desde Ser e Tempo até Contribuições à Filosofia, escrito em 1938, a fim de demonstrar que a verdade do ser como a dinâmica entre ocultamento e desvelamento corresponde à relação mundo-terra apresentada em A origem da obra de arte - o que poderá ser vislumbrado através de passos fenomenológicos indicados pelo pensador.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55900
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

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