Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55910

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSIMÕES NETO, José Euzebio-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Natália da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-15T14:18:47Z-
dc.date.available2024-04-15T14:18:47Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Natália da Silva. Sweet tooth e ensino de química: contribuições da Teoria Crítica da Mídia para a alfabetização científica. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55910-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como intuito, a partir da utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático, o ensino e aprendizagem de conceitos da Química, considerando os preceitos da Teoria da Aprendizagem de Lev Vigotski e a construção do pensamento crítico, a partir da identificação, discussão e elucidação de Fake News divulgadas no período pandêmico da COVID-19, no viés da Teoria Crítica da Mídia, proposta por Douglas Kellner. Desse modo, como objetivo geral a proposta é analisar a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento de uma visão crítica da mídia, a partir de uma estratégia didática com base no uso de Histórias em Quadrinhos para o combate a Fake News sobre a COVID-19. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência didática dividida em 5 etapas, que ocorreram em oito aulas de 50 minutos cada e, aplicamo-las na educação básica. Os dados obtidos foram analisados a partir de duas categorias construídas por nós, relacionadas aos referenciais teóricos que fundamentaram nosso estudo. Com base na análise dos dados, observamos a partir das categorias construídas, que os objetivos traçados foram atingidos, pois foi perceptível que os participantes analisados, desenvolveram criticidade ao analisar notícias falsas e as HQs, bem como a relação entre as histórias em quadrinhos com a problemática das Fake News sobre a COVID-19 e, desenvolveram conhecimento científico. Além disso, concluímos ainda que a abordagem com Histórias em Quadrinhos, além de tornar a abordagem em sala de aula mais dinâmica, facilita a contextualização do mundo material com o conceitual.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSweet toothpt_BR
dc.titleSweet tooth e ensino de química : contribuições da Teoria Crítica da Mídia para a alfabetização científicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3668105176806261pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this research was, using Comics as a didactic resource, the teaching and learning of Chemistry concepts, considering the precepts of Lev Vigotski's Learning Theory and the construction of critical thinking, based on the identification, discussion and elucidation of Fake News released during the COVID-19 pandemic period, within the framework of Critical Media Theory, proposed by Douglas Kellner. Therefore, as a general objective, the proposal is to analyze the learning of scientific concepts and the development of a critical view of the media, based on a didactic strategy based on the use of Comics to combat Fake News about COVID-19. In this sense, we developed a didactic sequence divided into 5 stages, which took place in eight classes of 50 minutes each. The data obtained was analyzed based on two categories constructed by us, related to the theoretical references that supported our study. Based on the analysis of the data, we observed from the categories built that the objectives set were achieved, as it was noticeable that the participants analyzed developed criticality when analyzing fake news and comics, as well as the relationship between comics with the problem of Fake News about COVID-19 and developed scientific knowledge. In addition, we also conclude that the approach with Comic Books, in addition to making the approach in the classroom more dynamic, facilitates the contextualization of the material world with the conceptual one.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Natália da Silva Monteiro.pdf9,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons