Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55926

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Fernanda Sardelich-
dc.contributor.authorSILVA, Laisa Caroline Nunes da-
dc.date.accessioned2024-04-15T19:05:22Z-
dc.date.available2024-04-15T19:05:22Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-04-13-
dc.identifier.citationSILVA, Laísa Caroline Nunes da. Educação emocional e educação infantil: uma análise das produções teóricas do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55926-
dc.description.abstractOs sentimentos e emoções fazem parte do ser humano, influenciam nas relações com os outros e no processo de ensino aprendizagem, sendo assim, tivemos como objeto dessa pesquisa a educação emocional na educação infantil, pois ela se faz necessária para a vida em sociedade. Levando isso em consideração, este estudo teve como objetivo geral analisar como a temática da educação emocional, no âmbito da educação infantil, tem sido abordada no Congresso Nacional de Educação- CONEDU, e específicos: 1) Identificar no CONEDU as bases teóricas utilizadas nas produções sobre educação emocional; 2) Indicar as discussões em torno da educação emocional no âmbito da educação infantil nos trabalhos do CONEDU; 3) Discutir quais as contribuições da educação emocional para os estudantes da educação infantil nos trabalhos do CONEDU. Assim, metodologicamente utilizou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica. Para atingir nossos objetivos foi realizado um mapeamento das produções das últimas 4 edições do CONEDU e foram selecionados 17 trabalhos que discutiam sobre a educação emocional e a educação infantil. Através de uma análise de conteúdo, conclui-se que as produções abordam a educação emocional ora como processo contínuo de formação, ora como força propulsora, além de que na realidade da educação infantil contribui para desenvolver habilidades que são levadas ao longo da vida, desenvolvem o autoconhecimento e facilitam a relação com o outro. Ademais, percebe-se que existe uma lacuna quanto as pesquisas que tratam sobre a intersecção da educação emocional e educação infantil, destacando a necessidade de desenvolver mais pesquisas na área.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Emocionalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCONEDUpt_BR
dc.titleEducação emocional e educação infantil: uma análise das produções teóricas do Congresso Nacional de Educação (CONEDU)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3334230123280583pt_BR
dc.description.abstractxFeelings and emotions are part of the human being, they influence relationships with others and the teaching-learning process, therefore, the object of this research was emotional education in early childhood education, as it is necessary for life in society. Taking this into consideration, this study had the general objective of analyzing how the theme of emotional education, within the scope of early childhood education, has been addressed in the National Education Congress - CONEDU, and specific: 1) Identify in CONEDU the theoretical bases used in the productions about emotional education; 2) Indicate the discussions around emotional education within the scope of early childhood education in the work of CONEDU; 3) Discuss the contributions of emotional education for early childhood education students in CONEDU’s work. Thus, methodologically, a qualitative and bibliographical research approach was used. To achieve our objectives, a mapping of the productions of the last 4 editions of CONEDU was carried out and 17 works were selected that discussed emotional education and early childhood education. Through a content analysis, it is concluded that the productions address emotional education sometimes as a continuous training process, sometimes as a driving force, in addition to the fact that in the reality of early childhood education it contributes to developing skills that are carried throughout life, developing self-knowledge and facilitate relationships with others. Furthermore, it is clear that there is a gap in research that deals with the intersection of emotional education and early childhood education, highlighting the need to develop more research in the area.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC-Laísa_Caroline_Nunes_da_Silva_(pdf).pdf244,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons