Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56015
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Neide Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T14:11:43Z | - |
dc.date.available | 2024-04-19T14:11:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Neide Menezes. Política institucional de formação continuada dos servidores da UFPE: (entre) laços e nós. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56015 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é fruto de nossa trajetória pessoal, acadêmica e profissional, cuja atuação como pedagoga se entrelaça com as políticas de formação desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Assim, considerando que as funções primordiais da universidade pública estão alicerçadas nas dimensões basilares, ensino, pesquisa e extensão, passamos a questionar o lugar dessas dimensões no contexto da formação continuada dos servidores da UFPE. Nossa inquietação é inscrita na possibilidade da política formativa contemplar essas dimensões, repercutindo no trabalho desenvolvido na instituição. Nesse sentido, procuramos investigar: como a política institucional de formação continuada dos servidores da UFPE, em seu processo de discussão e construção, contempla as dimensões ensino, pesquisa e extensão? Mobilizadas por essa inquietação, nosso objetivo geral foi analisar a política institucional de formação continuada dos servidores da UFPE focalizando as interfaces com as dimensões basilares da universidade pública – ensino, pesquisa e extensão – no processo de discussão e construção dessa política, à luz da Análise de Discurso. Nessa perspectiva, trabalhamos com os objetivos específicos: analisar se, em seu processo de discussão e construção, a política institucional de formação continuada dos servidores da UFPE contempla as dimensões: ensino, pesquisa e extensão; realizar análise documental de normativos que fazem parte da rede interdiscursiva dessa política; apreender os sentidos da política em foco para os atores envolvidos em sua construção (gestão, professores, técnicos); discutir, através dos discursos dos participantes da pesquisa, os limites/dificuldades e possibilidades/potencialidades da política institucional de formação continuada dos servidores da UFPE. Nossa ancoragem teórico- metodológica foi a Análise de Discurso a partir de Orlandi (1996, 2007, 2015), com o recurso ao corpus documental e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de produção dos dados. Diante da análise, identificamos uma lacuna formativa na UFPE para os Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), sugerindo que a institucionalização de uma política pode preencher esse hiato, abrangendo todos os servidores da universidade. Durante a discussão e elaboração da política, observou- se uma assimetria histórica em relação à ênfase dada ao ensino e pesquisa em comparação com a extensão universitária. Os sujeitos destacaram gestão e inovação como atividades universitárias, indicando uma ampliação de dimensões, além de ensino, pesquisa e extensão. Compreendemos que a política busca mudar a cultura organizacional, promovendo identidade institucional, unidade e integração dos servidores para uma universidade mais democrática e inclusiva. No entanto, a construção dessa identidade requer discussões prolongadas e negociações. Quanto aos desafios, os nós apontaram: dificuldades de pessoal, infraestrutura, orçamentárias e relacionadas à pandemia da COVID-19, além da necessidade de conciliar as diferentes necessidades formativas de docentes e TAEs. As potencialidades e laços envolvem: alargamento institucional de oportunidades de formação e o fortalecimento da pesquisa e da ciência, possibilitando tornar a UFPE uma referência em formação. Assim, nossa tese sustenta que a construção de uma política de formação requer não apenas implementação política, mas também uma reflexão interna sobre o espaço formativo como plural e inclusivo, reconhecendo que mudanças resultam de disputas entre diferentes sujeitos com interesses diversos, atravessados por nós e desafios, laços e possibilidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Servidores públicos - Formação | pt_BR |
dc.subject | Política de formação continuada | pt_BR |
dc.subject | UFPE | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa e extensão | pt_BR |
dc.title | Política institucional de formação continuada dos servidores da UFPE : (entre) laços e nós | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2904543811236189 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is the result of our personal, academic and professional career, whose work as a pedagogue is intertwined with the training policies developed at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Considering that the primary functions of public universities are based on the basic dimensions of teaching, research and extension, we began to question the place of these dimensions in the context of continuing training for UFPE civil servants. Our concern lies in the possibility of the training policy taking these dimensions into account, with repercussions on the work carried out at the institution. In this sense, we sought to investigate: how does the institutional policy of continuing training for UFPE civil servants, in its process of discussion and construction, take into account the dimensions of teaching, research and extension? Moved by this concern, our general objective was to analyze the institutional policy for continuing training of UFPE civil servants, focusing on the interfaces with the basic dimensions of the public university - teaching, research and extension - in the process of discussion and construction of this policy, in the light of Discourse Analysis. With this in mind, we worked on the following specific objectives: to analyze whether, in its process of discussion and construction, the institutional policy for continuing training of civil servants at UFPE takes into account the following dimensions: teaching, research and extension; to carry out a documentary analysis of the regulations that form part of the interdiscursive network of this policy; apprehend the meanings of the policy in focus for the actors involved in its construction (management, teachers, technicians); discuss, through the discourses of the research participants, the limits/difficulties and possibilities/potentialities of the institutional policy of continuing training for UFPE civil servants. Our theoretical-methodological anchor was Discourse Analysis based on Orlandi (1996, 2007, 2015), using documentary corpus and semi-structured interviews as data production tools. Based on the analysis, we identified a training gap at UFPE for Technical-Administrative Staff in Education (TAEs), suggesting that the institutionalization of a policy could fill this gap, covering all university staff. During the discussion and drafting of the policy, a historical asymmetry was observed in relation to the emphasis given to teaching and research compared to university extension. The subjects highlighted management and innovation as university activities, indicating a broadening of dimensions beyond teaching, research and extension. We understand that the policy seeks to change the organizational culture, promoting institutional identity, unity and integration of civil servants for a more democratic and inclusive university. However, building this identity requires lengthy discussions and negotiations. As for the challenges, the nodes pointed out: staff, infrastructure, budgetary and COVID-19 pandemic-related difficulties, as well as the need to reconcile the different training needs of teachers and TAEs. The potential and links involve: institutional expansion of training opportunities and the strengthening of research and science, enabling UFPE to become a benchmark in training. Thus, our thesis argues that the construction of a training policy requires not only political implementation, but also an internal reflection on the training space as plural and inclusive, recognizing that changes result from disputes between different subjects with different interests, crossed by knots and challenges, ties and possibilities. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Neide Menezes Silva.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons