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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56020
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, José André Wanderley Dantas de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Yslaine de Paula Margarida do | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T18:34:29Z | - |
dc.date.available | 2024-04-19T18:34:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-30 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Yslaine de Paula Margarida do. Incentivo Fiscal no IRPJ para Empresas de Lucro Real que contribuem para a aplicação da Lei Rouanet. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56020 | - |
dc.description.abstract | Diversos foram os aspectos que levaram o Estado a criar um incentivo que tivesse o fito de fomentar a cultura. Diante disso, foi criada a Lei nº 8.313/1991 (Lei Rouanet), também com a finalidade de ampliar o acesso à cultura, facilitar a carreira dos artistas e beneficiar as empresas que venham a contribuir com os projetos culturais, ganhando a sociedade como um todo. Sendo que não é toda empresa que pode contribuir com a Lei Rouanet, apenas as que são tributadas com base no lucro real. O tratamento isonômico é levado em consideração e respeitado na construção dos benefícios parciais concedidos às empresas contribuintes. Inclusive, os incentivos acabam servindo como limitação ao poder de tributar que o estado tem. Cabe ao Estado alimentar e preservar a democracia brasileira, que vinha sendo estabelecida no momento em que a Lei foi criada, tendo servido a Lei Sarney (1986) de inspiração. De maneira geral, os incentivos fiscais cumprem sua função. Infelizmente há grande disparidade entre regiões no Brasil, problema que precisa ser suprido. Deixa a desejar a questão de aprovação de projeto e captação de incentivos de maneira a promover a igualdade no país. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lei Rouanet | pt_BR |
dc.subject | Incentivo Fiscal | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à cultura | pt_BR |
dc.title | Incentivo Fiscal no IRPJ para Empresas de Lucro Real que contribuem para a aplicação da Lei Rouanet | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5143242513947413 | pt_BR |
dc.description.abstractx | ABSTRACT Several factors prompted the state's move to establish an incentive for cultural promotion. In pursuit of enhancing access to culture, facilitating artists' career paths, and benefiting contributing companies with cultural projects, while ultimately benefiting society at large, Law No. 8.313/1991, also known as the Rouanet Law, was enacted. Nonetheless, not all companies can contribute to the Rouanet Law, as only those taxed on an actual profit basis can qualify. Isonomic treatment is considered and respected in constructing the partial benefits given to contributing companies. The incentives also constrain the state's taxation power. The responsibility of nurturing and preserving Brazilian democracy, established during the enactment of the Sarney Law (1986), is held by the state. Tax incentives fulfill their function. Unfortunately, Brazil experiences significant regional disparities that must be resolved. The approval process for projects and the attraction of incentives aimed at addressing inequality in the country are insufficient. Key Words: Rouanet Law. Tax Incentive. Incentive to Culture. Corporate Income Tax. Real profit. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | Direito Público | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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