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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56092

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRITTO, Antonio Cesar Cardim-
dc.contributor.authorFERREIRA, Gabriel Vicente-
dc.date.accessioned2024-04-25T13:28:17Z-
dc.date.available2024-04-25T13:28:17Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.date.submitted2024-04-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gabriel Vicente. Avaliação das Soft skills à luz da teoria dos traços de personalidade: um estudo de caso múltiplos na área comercial de empresas da região metropolitana de São Paulo. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56092-
dc.description.abstractO dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo, a flexibilização do trabalho, incluído nesse tema o trabalho virtual, destaca a necessidade das empresas possuírem profissionais não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades interpessoais sólidas. Nesse contexto, as soft skills são percebidas como um elemento crucial visando atingir a maximização das competências individuais e coletivas, vitais para construção de relações, negociações eficazes que resultem na maximização do posicionamento da empresa do mercado onde atua. Essa pesquisa procurou colher evidências empíricas sobre a percepção dos gestores de áreas comerciais sobre a importância das Soft Skills, como diferencial competitivo nesse mercado de trabalho no município de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando os recursos do estudo de casos múltiplos. Utilizou-se o modelo dos cinco grandes fatores da personalidade, mais conhecido como “Big Five” como um dos principais instrumentos da Teoria dos Traços da Personalidade, visando agregar as diversas soft skills mais citadas pela literatura especializada, nas cinco dimensões desse modelo. Os resultados foram tabulados e analisados utilizando os instrumentos da estatística descritiva. As dimensões percebidas como mais importantes por ordem de classificação, tomando como base a média ponderada de cada soft skill: 1º. Lugar- Amabilidade (4,42); 2º. Lugar-Abertura de novas experiências (4,21); 3º. Lugar foi igualmente para duas dimensões – Neuroticismo e Conscienciosidade (4,03); e no 4º. Lugar - Extroversão (3,91). No total o modelo do Big Five, como instrumento de avaliação das Soft Skills obteve uma aceitação significativa, para uma escala de likert de 1-5 obteve 4,12. Individualmente a Soft Skill percebida como extremamente importante, obtendo a nota máxima foi “disposição para aprender constantemente”, pertencente a dimensão de “abertura a novas experiencias”.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoft Skillpt_BR
dc.subjectModelo do Big Fivept_BR
dc.subjectTeoria dos Traços de Personalidadept_BR
dc.subjectHabilidades Interpessoaispt_BR
dc.subjectCompetências Individuais e Coletivaspt_BR
dc.subjectMarketing & Vendaspt_BR
dc.titleAvaliação das Soft skills à luz da teoria dos traços de personalidade: um estudo de caso múltiplos na área comercial de empresas da região metropolitana de São Paulo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7892018790570261pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9351609161224146pt_BR
dc.description.abstractxThe dynamism of the contemporary business environment, the flexibility of work, including virtual work in this topic, highlights the need for companies to have professionals not only have technical knowledge, but also solid interpersonal skills. In this context, soft skills are perceived as a crucial element aiming to maximize individual and collective skills, vital for building relationships and effective negotiations that result in maximizing the company's positioning in the market in which it operates. This research sought to collect empirical evidence about the perception of managers in commercial areas regarding the importance of Soft Skills, as a competitive differentiator in this job market in the city of São Paulo. This is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, using multiple case study resources. The model of the five major personality factors, better known as the “Big Five'' was used as one of the main instruments of the Theory of Personality Traits, aiming to aggregate the various soft skills most cited in specialized literature, into the five dimensions of this model. The results were tabulated and analyzed using descriptive statistics instruments. The dimensions perceived as most important in order of classification, based on the weighted average of each soft skill: 1st. Place- Friendliness (4.42); 2nd. Place-Opening new experiences (4.21); 3rd. Place was equally given to two dimensions – Neuroticism and Conscientiousness (4.03); and in the 4th. Place – Extroversion (3.91). In total, the Big Five model, as an instrument for evaluating Soft Skills, obtained significant acceptance, for a Likert scale of 1-5 it obtained 4.12. Individually, Soft Skill was perceived as extremely important, obtaining the highest score for “willingness to learn constantly”, belonging to the dimension of “openness to new experiences”.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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