Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56110

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cecília Alves-
dc.contributor.authorROCHA, Nadyne-
dc.date.accessioned2024-04-26T12:23:52Z-
dc.date.available2024-04-26T12:23:52Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.date.submitted2024-04-25-
dc.identifier.citationBARROS, Nadyne. Impactos ambientais nas áreas de restinga e percepção ambiental da população na praia de Maria Farinha, Paulista, PE. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Biológicas com Ênfase em Ciências Ambientais - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56110-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar as fontes de degradação das áreas de restinga do Pontal de Maria Farinha, município de Paulista, PE., bem como avaliar a percepção ambiental da população que frequenta o local, de modo a se propor ações para a sua conservação. Para se avaliar a percepção ambiental foram realizadas entrevistas com 104 transeuntes do local na faixa etária entre 15 e 35 anos. Para se avaliar as fontes de degradação, além das entrevistas foram realizadas visitas in situ e avaliação das mudanças de uso do solo entre 1985-2022 através da plataforma Mapbiomas. Foi perceptível a falta de conhecimento das pessoas sobre o que era a restinga (70% não conheciam). Após ver a foto de uma restinga, 65% das pessoas identificaram que havia restinga no Pontal de Maria Farinha. A maioria (60%) indicou que essa vegetação é importante para abrigo e alimentação da fauna e para preservação da vegetação nativa (26%). Apesar de 25% não saber para que servia essa vegetação, nenhuma pessoa mencionou ser inútil. Mais da metade das pessoas notou uma redução da vegetação ao longo dos anos (58%). Dentre as soluções sugeridas e que podem ser efetivas para a proteção das restingas na área de estudo, destaca-se: plantio de mais espécies (41,3%), remoção do lixo (31%), dar condições para que a vegetação se recupere (27%), proibir o pisoteio (25%), sinalizar as áreas que não devem ser pisoteadas (12%), campanhas periódicas de conscientização (11,4%), disponibilizar placas informativas sobre a importância dessa vegetação (10%) e maior fiscalização do poder público (9,3%), sendo que apenas 2% não viram necessidade de intervenções. Os resultados acima demonstram já haver uma boa receptividade do público para ações de conservação da vegetação local e a necessidade de levar maior informação sobre as restingas e sua importância. É fundamental que o poder público e as instituições de ensino se apropriem das informações e ações necessárias para garantir o engajamento da comunidade na proteção deste ecossistema. Ao final deste trabalho encontra-se uma sugestão de folheto educativo sobre o tema.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectrestingapt_BR
dc.subjectdesmatamentopt_BR
dc.subjectimpactos antrópicospt_BR
dc.subjectpercepção ambientalpt_BR
dc.titleImpactos ambientais nas áreas de restinga e a percepção ambiental da população na praia de Maria Farinha, Paulista, PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1630085412477079pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the sources of degradation of the restinga areas of Pontal de Maria Farinha, municipality of Paulista, PE., as well as evaluate the environmental perception of the population that frequents the place, in order to propose actions for its conservation. To assess environmental perception, interviews were carried out with 104 passers-by aged between 15 and 35 years. To assess the sources of degradation, in addition to interviews, in situ visits and assessment of changes in land use between 1985-2022 were carried out using the Mapbiomas platform. People's lack of knowledge about what the restinga was was noticeable (70% didn't know). After seeing a photo of a sandbank, 65% of people identified that there was a sandbank in Pontal de Maria Farinha. The majority (60%) indicated that this vegetation is important for shelter and food for fauna and for the preservation of native vegetation (26%). Although 25% did not know what this vegetation was for, no one mentioned that it was useless. More than half of people noticed a reduction in vegetation over the years (58%). Among the suggested solutions that could be effective for protecting sandbanks in the study area, the following stand out: planting more species (41.3%), removing garbage (31%), providing conditions for the vegetation to recover (27%), prohibit trampling (25%), signal areas that should not be trampled (12%), periodic awareness campaigns (11.4%), provide informative signs about the importance of this vegetation (10%) and greater supervision by public authorities (9.3%), with only 2% not seeing the need for interventions. The results above demonstrate that there is already good public receptivity to actions to conserve local vegetation and the need to provide more information about restingas and their importance. It is essential that public authorities and educational institutions acquire the necessary information and actions to ensure community engagement in protecting this ecosystem. At the end of this work there is a suggestion for an educational leaflet on the topic.pt_BR
dc.degree.departament::(CB-DBT) - Departamento de Botânicapt_BR
dc.degree.graduation::CB-Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientaispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Nadyne - versão final(2).pdf3,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons