Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56124
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Maraiane Pinto de | - |
dc.contributor.author | BASÍLIO, Milena Lins | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T22:46:13Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T22:46:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-13 | - |
dc.identifier.citation | BASILIO, Milena Lins. EJA e BNCC: o que dizem os documentos curriculares de Pernambuco?. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56124 | - |
dc.description.abstract | Em 11 de março de 2020, de acordo com Organização Mundial de Saúde, o mundo foi acometido pela Pandemia COVID-19. A doença trouxe diversos problemas sociais, inclusive, na Educação do Brasil, contribuiu para o aumento da evasão escolar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 cerca de 9,5 milhões de brasileiros entre 14 e 29 anos não estavam frequentando a escola no ensino regular. Tal recorte etário direciona o olhar desta pesquisa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto curricular de sua formulação e das diretrizes adotadas. Em vista disso, adotou-se como objetivo, analisar como a EJA é abordada nos documentos oficiais curriculares: a Base Nacional Comum Curricular (2017), o Currículo Estadual de Pernambuco e o Municipal do Recife. A pesquisa realizada foi do tipo aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa. Para sua consolidação, fez-se uso de referenciais teóricos e análise documental. Como referencial metodológico utilizou-se Gonsalves (2011), Gil (2007) e Tozoni-Reis (2009). Nos aportes teóricos aludidos têm-se Freire (1996 e 2014), BNCC e o Neoliberalismo, Sousa (2020), Aguiar e Dourado (2019), Arroyo (2015), Sacristán (2011). Os resultados alcançados indicam que o Currículo Municipal do Recife contempla as especificidades dessa modalidade em diversos âmbitos. Contudo, a BNCC, por ser um documento normativo referencial pelos profissionais da educação e o fortalecimento de políticas públicas, necessita promover e a inclusão e inserção da EJA em suas diretrizes a fim de assegurar o pleno direito à educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Currículo do Estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Currículo do Municipal do Recife | pt_BR |
dc.title | EJA e BNCC: o que dizem os documentos curriculares de Pernambuco? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8223914567307791 | pt_BR |
dc.description.abstractx | On March 11, 2020, according to the World Health Organization, the world was hit by the COVID-19 pandemic. The disease brought various social problems, including in the Education system in Brazil, leading to an increase in school dropout rates. According to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), in 2022 about 9.5 million Brazilians between 14 and 29 years old were not attending school in regular education. This age group directs the focus of this research towards Youth and Adult Education (EJA) in the curriculum and guidelines context. Therefore, the objective was to analyze how EJA is addressed in official curriculum documents: the National Common Curriculum Base (2017), the State Curriculum of Pernambuco, and the Municipal Curriculum of Recife. The research conducted was applied, descriptive, and qualitative in approach. Theoretical references and document analysis were used for its consolidation. Methodological references included Gonsalves (2011), Gil (2007), and Tozoni-Reis (2009). The theoretical frameworks referenced include Freire (1996 and 2014), BNCC and Neoliberalism, Sousa (2020), Aguiar and Dourado (2019), Arroyo (2015), Sacristán (2011). The results indicate that the Municipal Curriculum of Recife addresses the specificities of this educational modality in various aspects. However, the BNCC, as a normative reference document for education professionals and the strengthening of public policies, needs to promote the inclusion and integration of EJA in its guidelines in order to ensure the full right to education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Versão_Final.pdf | 465,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons