Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56156
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Igor Henrique Barbosa Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T14:07:35Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T14:07:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Igor Henrique Barbosa Bezerra. Intersecção complexa: educação matemática e subjetividades na pesquisa em educação. 2024. 83 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56156 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho analisou como a comunidade acadêmica na área da educação matemática tem abordado e pesquisado a relação entre esse campo e a constituição de subjetividades. Localizamos textos produzidos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que discutem a temática, destacando as abordagens teóricas mobilizadas, os caminhos investigativos, os territórios de produção do conhecimento e os principais achados. Partimos do pressuposto que a Educação Matemática é uma zona ontológica que está na esfera entre a Educação e a Matemática, portanto, revela-se como uma complexa área de atuação que diz respeito, em última instância, à formação do sujeito, ao torna-se, ao devir, ao vir-a-ser. A pesquisa norteou-se pelas seguintes perguntas: Como o estudo da relação entre educação matemática e subjetividade tem se dado no Brasil? Que significado tais trabalhos têm dado à “educação matemática”? Como o significante “subjetividade” tem sido mobilizado? De que forma tais significantes aparecem articulados com outros significantes caros à educação como inclusão, cidadania, formação docente, prática pedagógica? O estudo tem caráter exploratório e descritivo. Adota a perspectiva de pesquisa mista que consiste numa combinação de elementos qualitativos e quantitativos. O corpus foi constituído por teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. O caráter exploratório e descritivo do estudo permite uma abordagem holística, capturando nuances e complexidades presentes na produção acadêmica sobre o tema. A escolha da perspectiva de pesquisa mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos, proporciona uma análise abrangente e aprofundada, permitindo uma compreensão mais completa e contextualizada dos fenômenos estudados. Os resultados desta pesquisa não apenas preenchem lacunas no entendimento da relação entre educação matemática e subjetividade no contexto brasileiro, mas também oferecem subsídios para futuras investigações e contribuem para o avanço teórico e prático nessa área. Essa análise é essencial para informar práticas educacionais mais eficazes, influenciando positivamente o desenvolvimento da educação matemática no país. | pt_BR |
dc.format.extent | 82p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Formação do Sujeito | pt_BR |
dc.subject | BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) | pt_BR |
dc.title | Intersecção complexa: educação matemática e subjetividades na pesquisa em educação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6160820352802922 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work analyzed how the academic community in the area of mathematics education has approached and researched the relationship between this field and the constitution of subjectivities. We located texts produced in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, which discuss the topic, highlighting the theoretical approaches mobilized, the investigative paths, the territories of knowledge production and the main findings. We start from the assumption that Mathematics Education is an ontological zone that is in the sphere between Education and Mathematics, therefore, it reveals itself as a complex area of action that ultimately concerns the formation of the subject, by becoming , becoming, becoming. The research was guided by the following questions: How has the study of the relationship between mathematics education and subjectivity been carried out in Brazil? What meaning have such works given to “mathematical education”? How has the signifier “subjectivity” been mobilized? How do these signifiers appear articulated with other signifiers important to education such as inclusion, citizenship, teacher training, pedagogical practice? The study has an exploratory and descriptive nature. It adopts a mixed research perspective that consists of a combination of qualitative and quantitative elements. The corpus was made up of theses and dissertations published in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD. The exploratory and descriptive nature of the study allows for a holistic approach, capturing nuances and complexities present in academic production on the topic. The choice of a mixed research perspective, combining qualitative and quantitative elements, provides a comprehensive and in-depth analysis, allowing a more complete and contextualized understanding of the phenomena studied. The results of this research not only fill gaps in the understanding of the relationship between mathematics education and subjectivity in the Brazilian context, but also offer support for future investigations and contribute to theoretical and practical advancement in this area. This analysis is essential to inform more effective educational practices, positively influencing the development of mathematics education in the country. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Igor Henrique Barbosa Bezerra Silva.pdf | 941,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons