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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56158

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGarcez, Thalles Vitelli-
dc.contributor.authorSERAPIAO, Gabriel Homci-
dc.date.accessioned2024-04-30T15:39:56Z-
dc.date.available2024-04-30T15:39:56Z-
dc.date.issued2024-01-20-
dc.date.submitted2024-04-30-
dc.identifier.citationSERAPIÃO, Gabriel. Desenvolvimento de modelo de previsão de demanda para uma empresa do setor automobilístico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56158-
dc.description.abstractA complexidade do mercado industrial, com sua sensibilidade, oscilações e incertezas destacam a necessidade de métodos e ferramentas que sejam eficazes na compreensão e antecipação de cenários futuros. Dentro desse contexto, a problemática geral desse trabalho está centrada na busca por métodos de previsão de vendas que facilitem a adaptação a volatilidade do mercado para uma empresa da indústria automobilístico na área de acumulação de energia. Seguindo o modelo de pesquisa exploratória, a definição do método de previsão consiste nas etapas de coleta de dados históricos de vendas, divisão do conjunto de dados em treinamento e teste, a aplicação dos modelos de Regressão Linear, Suavização Exponencia com Tendência e Sazonalidade, ARIMA e Média móvel simples e a comparação dos resultados de cada modelo gerada. O objetivo principal consiste em avaliar a eficácia dos métodos de previsão mencionados, destacar suas vantagens e limitações e direcionar, fornecendo insights para gestores sobre a escolha adequada dos métodos de previsão de demanda. Dos métodos apresentados, o que apresentou o melhor resultado foi o SARIMA, por se tratar de um modelo preparado para lidar com a sazonalidade de uma amostra, e conseguiu prever com melhor assertividade que todos os outros modelos testados. Com isso, foi realizada a previsão para o horizonte de dois meses, que podem dar suporte no desenvolvimento dos planos de produção. Além disso, o trabalho mostrou que com métodos de previsão simples, que requerem poucos recursos computacionais, e ferramentas de fácil acesso, havendo o conhecimento teórico de aplicação dos métodos, as empresas podem minimizar os impactos de um mercado instável prevendo com considerável acuracidade cenários futuros, oferecendo uma base que possibilita tomadas de decisões mais seguras e sustentáveis.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrevisão de demandapt_BR
dc.subjectBateriaspt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de modelo de previsão de demanda para uma empresa do setor automobilístico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1830132039422949pt_BR
dc.description.abstractxhe complexity of the industrial market, with its sensitivity, fluctuations, and uncertainties, underscores the need for methods and tools that are effective in understanding and anticipating future scenarios. Within this context, the general issue of this study is centered around the search for sales forecasting methods that facilitate adaptation to market volatility for an automotive industry company in the energy storage sector. Following the exploratory research model, the definition of the forecasting method comprises the steps of collecting historical sales data, dividing the dataset into training, and testing sets, applying the models of Linear Regression, Exponential Smoothing with Trend and Seasonality, ARIMA, and Simple Moving Average, and comparing the results generated by each model. The main objective is to assess the effectiveness of the mentioned forecasting methods, highlight their advantages and limitations, and provide insights to managers regarding the appropriate choice of demand forecasting methods. Among the presented methods, SARIMA yielded the best results as it is specifically designed to handle sample seasonality, demonstrating superior accuracy compared to all other tested models. Consequently, a two-month forecast was conducted, providing support for production planning. Furthermore, the study demonstrated that with simple forecasting methods, requiring minimal computational resources and accessible tools, companies can mitigate the impacts of an unstable market by accurately predicting future scenarios, providing a foundation for more secure and sustainable decision-making.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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