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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56162
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Título: | Análise das formações continuadas na rede de ensino de uma cidade do agreste pernambucano para professores de matemática de alunos com síndrome de Down nos anos de 2019 a 2023. |
Autor(es): | PONTES, Mirely dos Santos |
Palavras-chave: | Síndrome de Down; Políticas inclusivas; Formação continuada de professores de matemática; Educação inclusiva |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | PONTES, Mirely dos Santos. Análise das formações continuadas na rede de ensino de uma cidade do agreste pernambucano para professores de matemática de alunos com síndrome de Down nos anos de 2019 a 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A trissomia 21 é uma alteração cromossômica que também é conhecida como Síndrome de Down. Estudantes com esta condição genética, por muitos anos, foram considerados sem grandes capacidades para aprender, porém hoje é evidente que é possível, e depende das oportunidades que lhe incluem. No Brasil, a educação de pessoas com deficiência, em classes regulares, é garantida de forma constitucional como citada na LDBEN, diante disso as formações são importantes, para assistir e valorizar o profissional docente em sua atuação profissional. Por isso, buscamos como objetivo geral da pesquisa: analisar a política de formação continuada dos professores de Matemática para a atuação com alunos com Síndrome de Down nos anos finais do ensino fundamental, para que novas pesquisas sejam desenvolvidas na área de educação de pessoas com deficiência intelectual, uma vez que em alguns casos os alunos estão em salas de aula mas sem serem participantes da mesma, por isso temos como problema da pesquisa “Quais os elementos norteadores presentes na política de formação continuada dos professores de Matemática que evidenciam o acesso ao conhecimento pedagógico para o trabalho com alunos com Síndrome de Down ?” , tomando como recorte temporal do estudo o período que compreende de 2019 a 2023 estabelecendo os últimos cinco anos para a investigação. A metodologia tem uma abordagem qualitativa de caráter descritiva e exploratória, vivenciada em dois momentos, e para substanciar nosso trabalho realizamos um levantamento sobre as dissertações que também estudaram sobre o tema na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma análise documental das formações que aconteceram na rede de ensino público de um município do agreste pernambucano. Como resultados obtivemos que a rede ofereceu apenas uma formação sobre a inclusão e de forma generalista, portanto, se faz necessária uma revisão quanto às impressões das quantidades e qualidades dessas formações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56162 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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