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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56166

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Emanuela Sousa-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Matheus Batista do-
dc.date.accessioned2024-04-30T19:31:00Z-
dc.date.available2024-04-30T19:31:00Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Matheus Batista do. Implementação do processo administrativo eletrônico à luz da abordagem sociotécnica: um estudo no âmbito da UFRPE. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56166-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar a experiência dos servidores do Departamento de Administração de Pessoas (DAP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UFRPE sobre a implantação do processo eletrônico, a partir de uma abordagem sociotécnica. Tal abordagem é dividida em dois aspectos: o social e o técnico; e quatro dimensões: tecnologia, tarefa, estrutura e pessoas. O estudo buscou identificar os benefícios percebidos e verificar as principais dificuldades destes agentes públicos, avaliar a satisfação deles e, por fim, propor ações para aprimorar a utilização do processo eletrônico no âmbito da instituição investigada. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa. Quanto à natureza, é uma pesquisa aplicada e, no que tange aos objetivos, tipifica-se como descritiva. Quanto aos métodos, trata-se de uma pesquisa documental e pesquisa diagnóstico. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, disponibilizado via Google Forms, totalizando uma amostra de 22 respondentes. A análise dos dados realizou-se por meio da estatística descritiva, buscando evidenciar as respostas de acordo com a frequência. Os resultados apontaram que os principais benefícios advindos da implementação do processo eletrônico consistem no aumento da produtividade, maior celeridade e transparência no acesso à informação, sustentabilidade ambiental e favorecimento do trabalho em equipe. Não obstante esses aspectos, o estudo revelou que há elementos que precisam ser aperfeiçoados, sobretudo àqueles relativos à dimensão da tecnologia, tais como a intuitividade e o desenvolvimento de novas funcionalidades para assegurar uma maior autonomia aos usuários. De forma conclusiva, pode-se afirmar que os agentes públicos estão satisfeitos com o uso do processo eletrônico, o que corrobora o caráter de inovação na administração pública.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração pública - Automaçãopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectAbordagem sistêmicapt_BR
dc.titleImplementação do processo administrativo eletrônico à luz da abordagem sociotécnica : um estudo no âmbito da UFRPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coJERÔNIMO, Taciana de Barros-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8923441168641380pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5058999330254035pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis research had the general objective of analyzing the experience of employees of the Department of People Administration (DAP) of the Pro-Rectory of People Management (PROGEPE) at UFRPE regarding the implementation of the electronic process, based on a socio-technical approach. This approach is divided into two aspects: social and technical; and four dimensions: technology, task, structure and people. The study sought to identify the perceived benefits and verify the main difficulties of these public agents, evaluate their satisfaction and, finally, propose actions to improve the use of the electronic process within the scope of the investigated institution. The research used a qualitative approach. As for its nature, it is applied research and, regarding its objectives, it is classified as descriptive. As for the methods, it is documentary research and diagnostic research. To collect data, a questionnaire was used, made available via Google Forms, totaling a sample of 22 respondents. Data analysis was carried out using descriptive statistics, seeking to highlight responses according to frequency. The results showed that the main benefits arising from the implementation of the electronic process consist of increased productivity, greater speed and transparency in access to information, environmental sustainability and favoring teamwork. Despite these aspects, the study revealed that there are elements that need to be improved, especially those related to the technology dimension, such as intuitiveness and the development of new functionalities to ensure greater autonomy for users. Conclusively, it can be stated that public agents are satisfied with the use of the electronic process, which corroborates the character of innovation in public administration.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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