Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56186

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cristiane Salomé Ribeiro-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Aline Poliana Costa Torres de-
dc.date.accessioned2024-05-02T17:08:32Z-
dc.date.available2024-05-02T17:08:32Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aline Poliana Costa Torres de. Variáveis antecessoras da intenção de comportamento minimalista no consumo de moda: um estudo à luz da Teoria do Raciocínio Comportamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56186-
dc.description.abstractObjetivo: Esse estudo teve por finalidade analisar a relação entre o autocontrole, a necessidade de cognição, o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda no APL de confecções de Pernambuco. Método: Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter descritivo, que utilizou amostragem do tipo não-probabilística de corte transversal único, adotando as técnicas de amostragem por conveniência e snowball. A coleta de dados se deu por meio de um survey online que contou com 312 respondentes. A análise dos dados foi feita por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Resultados: Os resultados obtidos demonstram que o consumo consciente influencia a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda, bem como o autocontrole influencia o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda. E ainda, que a necessidade de cognição influencia o autocontrole, mas não influencia a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda nem o consumo consciente. Contribuições teóricas: Utilizando a Teoria do Raciocínio Comportamental, além de contribuir para o fortalecimento das variáveis que são usadas das investigações sobre comportamento do consumidor e sustentabilidade, os resultados aqui encontrados auxiliam no fortalecimento no conhecimento sobre fatores que levam ao comportamento minimalista, apontado a predominância da racionalidade do consumo na área sustentável e corroborando com a indicação de uma tendência no aumento da consciência sobre o consumo sustentável e consequentemente uma motivação maior dos consumidores por decidir de forma mais reflexiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMinimalismo – Comportamentopt_BR
dc.subjectAutodomíniopt_BR
dc.subjectCognição (Psicologia)pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectConsumo responsávelpt_BR
dc.titleVariáveis antecessoras da intenção de comportamento minimalista no consumo de moda : um estudo à luz da Teoria do Raciocínio Comportamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8368512065576408pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7634332525434443pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxPurpose: This study aimed to analyze the relationship between self-control, the need for cognition, conscious consumption and the intention of minimalist behavior in fashion consumption in the APL of clothing manufacturers in Pernambuco. Method: A quantitative and descriptive research was developed, which used non-probabilistic, single cross-sectional sampling, adopting convenience and snowball sampling techniques. Data collection took place through an online survey that had 312 respondents. Data analysis was carried out using Structural Equation Modeling. Findings: The results obtained demonstrate that conscious consumption influences the intention of minimalist behavior in fashion consumption, as well as self-control influences conscious consumption and the intention of minimalist behavior in fashion consumption. Furthermore, the need for cognition influences self-control, but does not influence the intention of minimalist behavior in fashion consumption nor conscious consumption. Theoretical contributions: Using the Theory of Behavioral Reasoning, in addition to contributing to the strengthening of the variables that are used in investigations into consumer behavior and sustainability, the results found here help to strengthen knowledge about factors that lead to minimalist behavior, pointing out the predominance of consumer rationality consumption in the sustainable area and corroborating the indication of a trend in increasing awareness about sustainable consumption and consequently a greater motivation of consumers to decide in a more reflective way.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Aline Poliana Costa Torres de Oliveira.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons