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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56230

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEIJA, João Victor Cruz-
dc.contributor.authorSILVA, Leticia Nunes da-
dc.date.accessioned2024-05-08T14:24:18Z-
dc.date.available2024-05-08T14:24:18Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-04-03-
dc.identifier.citationSILVA, Leticia Nunes da. Os padrões corpóreos impostos pela mídia e sua influência na construção da imagem corporal dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física. 2024. Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.Rpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56230-
dc.description.abstractO presente estudo apresenta uma análise da influência dos padrões corpóreos impostos pela mídia no que diz respeito à construção da imagem corporal de estudantes do Ensino Médio, descrevendo a relação histórica entre Educação Física e padrões corporais, a relação entre corpo, mídia e adolescente no espaço escolar, e possibilidades de rever estas relações corpóreas com a mídia a partir de intervenções críticas. O estudo é de caráter bibliográfico e utilizou como fonte de investigação artigos em português, inglês e espanhol buscados nos bancos de dados Google acadêmico, Pubmed e Scielo. Dos 21 estudos selecionados, apenas 4 contemplaram a pesquisa, os demais foram excluídos por não abordarem a temática apresentada ou não se referirem à população escolhida para o estudo. Tendo isto em vista, os resultados apresentados constataram que as mídias influenciam negativamente na construção da imagem corporal dos estudantes do ensino médio das aulas de Educação Física, e este componente curricular ainda dissocia corpo e aprendizagem crítica, pois a pedagogia tecnicista ainda está enraizada no espaço escolar, o que abre margem para alienação dos estudante diante do uso das mídias sem o letramento midiático, sendo assim, a temática dos padrões corporais ainda não é discutida criticamente, o que contribui para que as mídias influenciem de forma negativa no processo de auto percepção corporal dos estudantespt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectPadrões corpóreospt_BR
dc.titleOs padrões corpóreos impostos pela mídia e sua influência na construção da imagem corporal dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBOLITREAU, Paula Roberta Paschoal-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5872365485646643pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6146407831517333pt_BR
dc.description.abstractxThis study presents an analysis of the influence of body standards imposed by the media on the construction of the body image of high school students, describing the historical relationship between physical education and body standards, the relationship between the body, the media, and adolescents in the school environment, and the possibilities for reviewing these body-media relationships through critical interventions. The study is bibliographical in nature, using articles in Portuguese, English and Spanish that were searched in the Google Scholar, Pubmed and Scielo databases. Of the 21 studies selected, only 4 were included in the study. The others were excluded because they did not address the topic presented or did not refer to the population selected for the study. In this sense, the results presented show that the media negatively influence the construction of the body image of high school students in physical education classes, and this curricular component still dissociates the body from critical learning, because technicist pedagogy is still rooted in the school space, which opens the way for alienating students from the use of media without media literacy, so the issue of body standards is not yet critically discussed, which contributes to the media negatively influencing the body self-perception process of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4827440860773718pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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