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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Aline Amaral Leal-
dc.contributor.authorSANTANA, Cinthia Monteiro-
dc.date.accessioned2024-05-08T15:34:36Z-
dc.date.available2024-05-08T15:34:36Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-05-07-
dc.identifier.citationSANTANA, Cinthia Monteiro de. Aplicação do modelo de Kano na avaliação da satisfação do consumidor em relação a prestação de serviços bancários presenciais. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56234-
dc.description.abstractO aumento da competitividade entre as empresas do setor bancário é uma realidade vivida no mercado atual, ocasionada principalmente pelo aumento no número de concorrentes e por mudanças significativas na forma como os serviços deste setor são prestados. Nesse sentido, a satisfação do cliente destaca-se como um fator de grande relevância para que as organizações bem estabelecidas no mercado defendam suas posições. Desse modo, entender as necessidades e expectativas do cliente é parte fundamental para garantir sua satisfação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a satisfação dos clientes em relação a serviços bancários presenciais. Para tanto, o modelo de Kano foi utilizado a fim de entender quais aspectos dos serviços bancários presenciais impactam a satisfação dos clientes, permitindo direcionar quais melhorias devem ser priorizadas e identificar quais esforços estão sendo feitos sem resultados efetivos. Os atributos avaliados foram agregados em 10 dimensões – tangibilidade, tarifas, acesso, confiabilidade, empatia, segurança, pessoal de frente, serviços prestados, comunicação e responsavidade – e definidos a partir de uma revisão da literatura. A partir da coleta e análise de dados, estes atributos foram classificados como unidimensionais, obrigatórios, indiferentes ou reversos. De forma geral, os resultados encontrados demonstraram que 25 atributos foram considerados como unidimensionais, 6 foram classificados como indiferentes, 2 se enquadraram como obrigatórios, 2 como reversos e nenhum dos atributos foi classificado como atrativo. Com isso, espera-se que esta pesquisa contribua para o entendimento sobre quais atributos impactam a satisfação dos clientes de serviços bancários presenciais, e quais direcionamentos devem ser tomados para melhoria da qualidade do serviço, aumentando a satisfação dos seus usuários.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectmodelo Kanopt_BR
dc.subjectqualidadept_BR
dc.subjectserviços bancáriospt_BR
dc.subjectsatisfação do clientept_BR
dc.titleAplicação do modelo de Kano na avaliação da satisfação do consumidor em relação a prestação de serviços bancários presenciaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMEDEIROS, Denise Dumke-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1356354619349818pt_BR
dc.description.abstractxThe increase in competitiveness among companies in the banking sector is a reality in today's market, primarily driven by the rise in the number of competitors and significant changes in how services in this sector are delivered. In this context, customer satisfaction stands out as a highly relevant factor for well-established organizations in the market to defend their positions. Therefore, understanding customer needs and expectations is a fundamental part of ensuring their satisfaction. Thus, this research aims to assess customer satisfaction regarding in-person banking services. To achieve this, the Kano model was used to understand which aspects of in-person banking services impact customer satisfaction, allowing the prioritization of improvements and the identification of efforts that are not effective. The attributes evaluated were aggregated into 10 dimensions – tangibility, fees, accessibility, reliability, empathy, security, frontline personnel, services provided, communication, and responsiveness - defined based on a literature review. Through data collection and analysis, these attributes were classified as one-dimensional, must-be, indifferent, or reverse. Overall, the results showed that 25 attributes were considered one-dimensional, 6 were classified as indifferent, 2 fell under must-be, 2 as reverse, and none of the attributes were classified as attractive. Therefore, it is expected that this research will contribute to understanding which attributes impact the satisfaction of customers with in-person banking services and which directions should be taken to improve service quality, thereby increasing user satisfaction.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302059236331702pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção

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