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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56237
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Maurício Oliveira de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Hamilton Luiz Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-08T16:13:14Z | - |
dc.date.available | 2024-05-08T16:13:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Hamilton Luiz Souza da. Pavimentação de vias urbanas como meio de mitigar a exposição da população a inalação de partículas finas. 2024. 85 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56237 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga os impactos negativos na saúde decorrentes da exposição a poeira gerada em vias não pavimentadas na comunidade Vila Tancredo Neves, situada no Bairro da COHAB, na cidade do Recife, estado de Pernambuco. Utilizou questionários aplicados aos residentes com auxilio do aplicativo MOREAPP. Identificou uma prevalência de doenças respiratórias, 36 pessoas afetadas entre as 180 pessoas levantadas das 35 famílias entrevistadas com doenças pré-existentes entre crianças e idosos como asma, bronquite e rinite, entre aqueles que vivem em áreas próximas às vias não pavimentadas. A análise das amostras coletadas em campo revelou a presença de elementos granulares como silte e argila, com dimensões capazes de penetrar no trato respiratório, prejudicando o sistema respiratório superior e inferior. Além disso, foi observada uma significativa proporção de crianças e idosos nessas residências, grupos populacionais mais vulneráveis aos efeitos nocivos da exposição desse material particulado. Diante desse cenário, . a importância da pavimentação das vias locais como medida eficaz para reduzir a emissão de poeira e melhorar a qualidade do ar, contribuindo assim para prevenção de doenças respiratórias e para o bem-estar geral da comunidade. Os resultados ressaltam a relevância do planejamento urbano sustentável. O dimensionamento foi realizado utilizando um programa aberto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (MeDiNa) do Governo Federal. Apresentou um Número Equivalente total de passagens do eixo padrão na faixa de projeto com N igual a 6,31x10^5 de via local com um Volume Médio Diário (VMD) de 327 veículos, apresentou um nível de confiabilidade de 65%, para uma espessura total de 31,5 centímetros, adequado para as vias locais em estudo. Conclui-se que a pavimentação é um componente essencial para promoção da saúde pública e para o desenvolvimento urbano equitativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 86p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Material particulado | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação | pt_BR |
dc.subject | Vila Tancredo Neves | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento | pt_BR |
dc.title | Pavimentação de vias urbanas como meio de mitigar a exposição da população a inalação de partículas finas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the negative health impacts resulting from exposure to dust generated on unpaved roads in the community of Vila Tancredo Neves, located in the COHAB neighborhood in the city of Recife, state of Pernambuco. Questionnaires were administered to residents with the assistance of the MOREAPP application. It identified a prevalence of respiratory diseases, with 36 affected individuals out of the 180 surveyed from 35 interviewed families with pre-existing conditions among children and elderly, such as asthma, bronchitis, and rhinitis, among those living in areas near unpaved roads. Analysis of field-collected samples revealed the presence of granular elements like silt and clay, with dimensions capable of penetrating the respiratory tract, affecting both the upper and lower respiratory systems. Additionally, a significant proportion of children and elderly individuals were observed in these households, populations more vulnerable to the harmful effects of exposure to particulate matter. Given this scenario, I emphasize the importance of paving local roads as an effective measure to reduce dust emissions and improve air quality, thereby contributing to the prevention of respiratory diseases and the overall well-being of the community. The results underscore the relevance of sustainable urban planning. The dimensioning carried out using an open program from the National Department of Transportation Infrastructure (MeDiNa) of the Federal Government presented a Total Equivalent Number of Standard Axle Passages in the project lane of N equal to 6.31x10^5 for local roads with an Average Daily Traffic (ADT) of 327 vehicles, with a reliability level of 65%, for a total thickness of 31.5 centimeters, suitable for the local roads under study. Therefore, paving is an essential component for promoting public health and equitable urban development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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