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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56245

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dc.contributor.advisorNOVAIS, Sueli Menelau de-
dc.contributor.authorBATISTA, Joyce Silva-
dc.date.accessioned2024-05-09T13:35:41Z-
dc.date.available2024-05-09T13:35:41Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.date.submitted2024-04-27-
dc.identifier.citationBATISTA, Joyce Silva. Política pública de saúde: análise do funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento de Pernambuco. 2024. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Núcleo de Gestão, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56245-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo analisar o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimentos 24h de Pernambuco como parte da política pública de saúde do Sistema Único de Saúde. As políticas públicas surgem para enfrentar um problema público, e as Unidades de Pronto Atendimentos foram implantadas estrategicamente com o intuito de compensar a insuficiência da atenção básica, mas principalmente aliviar a superlotação nas emergências hospitalares, sendo ainda configuradas para estabelecer a relação entre ambos. Neste estudo, as Unidades de Pronto Atendimentos foram caracterizadas quanto ao Porte, Opção de Funcionamento, Modalidade e conformação Regional de Saúde no estado. Além disso, em relação aos métodos, adotou desenho de estudo longitudinal, utilizou-se de abordagem quantitativa e delineamentos descritivo e exploratório para analisar o comportamento dos atendimentos ambulatoriais realizados nas unidades no período dos anos de 2018 a 2022. Através da análise estatística dos atendimentos ambulatoriais foi possível inferir que as Unidades de Pronto Atendimentos seguiram um fluxo positivo de atendimentos pré pandemia (anos de 2018 e 2019). No entanto, o período pandêmico (mais especificamente o ano de 2020), apontou um despreparo no sistema de saúde quanto a capacidade de realizar plenamente suas funções e suprir de maneira significativa a assistência à saúde da população. Sendo assim, voltou a readaptar-se a partir do ano de 2021, progredindo em crescimento no ano de 2022, mas sem alcançar o patamar de atendimentos encontrados antes da pandemia.pt_BR
dc.format.extent77p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica pública de saúdept_BR
dc.subjectUnidades de Pronto Atendimentopt_BR
dc.subjectSUSpt_BR
dc.titlePolítica pública de saúde: análise do funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8006331919726232pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aim was to analyse the functioning of the 24-hour Emergency Care Units in Pernambuco as part of the public health policy of the Unified Health System. Public policies emerge to tackle a public problem, and the Emergency Care Units were strategically implemented with the aim of compensating for the insufficiency of primary care, but mainly to alleviate overcrowding in hospital emergency departments, and were also set up to establish a relationship between the two. In this study, the Emergency Care Units were characterised in terms of their Size, Operation Option, Modality and Health Regional conformation in the state. In addition, in relation to the methods, it adopted a longitudinal study design, used a quantitative approach and descriptive and exploratory designs to analyse the behaviour of outpatient care provided at the units from 2018 to 2022. Through the statistical analysis of outpatient care, it was possible to infer that the Emergency Care Units followed a positive flow of pre-pandemic care (2018 and 2019). However, the pandemic period (more specifically 2020) showed that the health system was unprepared in terms of its ability to fully fulfil its functions and provide significant health care to the population. So, it readapted again from 2021 onwards, growing in 2022, but without reaching the level of care found before the pandemic.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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