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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56246

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JUNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.contributor.authorSILVA, Jessika Francielly da-
dc.date.accessioned2024-05-09T13:54:33Z-
dc.date.available2024-05-09T13:54:33Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-05-08-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssika Francielly da. Fatores estressores no ambiente de trabalho docente : Um estudo em uma escola de cursos profissionalizantes em Santa Cruz do Capibaribe. 2024. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56246-
dc.description.abstractExperiências estressantes no espaço laboral requerem atenção da organização, por conseguinte afetam diretamente a saúde e bem-estar dos indivíduos, e também, a produtividade e os resultados da organização. O presente trabalho tem como destaque sujeitos de pesquisa a figura dos docentes de uma empresa de cursos. O objetivo foi identificar os fatores estressores mais críticos que afetam os docentes em seu ambiente de trabalho e comparar o modo que ocorrem esses fatores entre gênero. A pesquisa foi realizada com 9 docentes mediante a aplicação de questionário via Google Formulários, se tratando de um senso. Quanto a forma de abordagem é caracterizada como descritiva e quantitativa, a análise de dados foi realizada com auxílio do programa Excel. Os resultados apontam como principais fatores estressores: a ausência de perspectiva de crescimento na carreira, falta de incentivos salariais e benefícios, ambiente de trabalho com ausência de materiais adequados para as aulas, desrespeito às leis trabalhistas, dificuldade em conectar à internet para dar aulas, rotatividade de alunos. Os resultados demonstram a presença de um único estressor crítico que permeia o ambiente de trabalho, a ausência de perspectiva de crescimento na carreira e visa a necessidade de estratégias de enfrentamento, bem como medidas de intervenção advindas da gestão da empresa na busca de soluções para eliminar ou minimizar os fatores geradores que desencadeiam esse estresse e os demais que um dia podem vir a se tornarem críticos se não cuidados.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectFatores estressorespt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titleFatores estressores no ambiente de trabalho docente: um estudo em uma escola de cursos profissionalizantes em Santa Cruz do Capibaribe.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6229547391911379pt_BR
dc.description.abstractxStressful experiences in the workplace require attention from the organization, therefore directly affecting the health and well-being of individuals, and also the productivity and results of the organization. The present work highlights the subjects of research in the form of teachers from a course company. The objective was to identify the most critical stressors that affect teachers in their work environment and compare the way these factors occur between genders. The research was carried out with 9 teachers through the application of a questionnaire via Google Forms, which was a sense. As for the approach, it is characterized as descriptive and quantitative, data analysis was carried out using the Excel program. The results indicate that the main stressors are: lack of career growth prospects, lack of salary incentives and benefits, work environment with lack of adequate materials for classes, disrespect for labor laws, difficulty connecting to the internet to teach classes, student turnover. The results demonstrate the presence of a single critical stressor that permeates the work environment, the absence of a career growth perspective and aims at the need for coping strategies, as well as intervention measures coming from company management in the search for solutions to eliminate or minimize the generating factors that trigger this stress and others that could one day become critical if not taken care of.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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