Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56247

Compartilhe esta página

Título: DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A AGROECOLOGIA PARA ENTENDER E AO MESMO TEMPO CONSTRUIR UMA OUTRA REALIDADE
Autor(es): MOTA, Camila Lucena
Palavras-chave: Agroecologia; Ensino da geografia; Educação; Revolução
Data do documento: 16-Mai-2023
Citação: MOTA, Camila Lucena. DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A AGROECOLOGIA PARA ENTENDER E AO MESMO TEMPO CONSTRUIR UMA OUTRA REALIDADE. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: Tendo em vista a importância de buscar novos paradigmas, conhecimentos, metodologias e práticas menos agressivas a natureza e à coletividade, especialmente diante das diversas catástrofes ocorridas no mundo, como degradações ambientais e sociais, que ressaltaram a necessidade de mudanças radicais no sistema explorador em que estamos inseridos, o avanço do pensamento crítico sobre a realidade é fundamental para a mudança. Com o incentivo em colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico através da explanação e análise de aspectos do atual contexto social, acreditamos ser de fundamental importância a tomada de consciência da realidade e da origem dos problemas para que seja possível pensar uma nova forma de existir, cocriando uma outra realidade mais justa. Para tanto, exploramos, então, através de um diálogo entre o ensino da Geografia e a Agroecologia a fim de analisar as lições que a Agroecologia tem para ensinar a Geografia e como o ensino da Geografia pode auxiliar na disseminação da Agroecologia, não só como modo de vida e interação com a natureza e a produção de alimentos, mas também como reforço revolucionário para mudanças radicais do/no sistema de exploração ao qual somos submetidos. Para tanto, realizamos levantamento bibliográfico que forneceu aporte teórico-conceitual para reflexões necessárias. Diante disso, constatamos a importância da Agroecologia como estratégia de resistência e paradigma revolucionário, no processo de ensino-aprendizagem da Geografia como impulsionador do pensamento critico e conhecimento da realidade, o que legitima a Educação, em conjunto com a organização social e política, como arma revolucionária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56247
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -LICENCIATURA- Camila Mota - 2023.pdf306,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons