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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56251
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Título : | A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS |
Autor : | VASCONCELOS, JAKELINE DÉBORA BRITO |
Palabras clave : | Democratização; Ensino Superior; Ensino a Distância; Geografia |
Fecha de publicación : | 10-abr-2023 |
Citación : | VASCONCELOS, Jakeline Débora Brito. A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS. 2023, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | A expansão da educação superior no Brasil é um acontecimento que compõe o curso histórico dos ciclos do ensino superior nacional e suas metamorfoses. O dado trabalho justifica-se na idéia de que a democratização do ensino superior no Brasil é de uma temática “polêmica” e controversa, com uma grande amplitude histórica e teórico-conceitual que precisa ser resgatada e discutida sempre que possível. Diante do exposto, o presente estudo objetiva examinar o papel do Ensino a distância como uma política pública vinculada a democratização do acesso ao ensino superior, refletindo acerca das concepções, gestão e aplicação do ensino superior a distância. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica com busca orientada pelas palavraschave: Democratização; Ensino Superior; Ensino a Distância; Geografia referente à temática, nas bases de dados eletrônicas: Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico, e a partir do desenvolvimento da pesquisa, foi produzido artigo visando gerar novos projetos com desdobramento do estudo em questão. Como resultado, foi possível identificar que ensino a distância e democratização do ensino superior possuem grande influência, o EAD se consolida como uma porta para o ensino superior para todos, mas como política pública, parece não considerar a diversificação do ingresso, ou seja, as desigualdades sociais, econômicas e raciais da sociedade, ficando sob a responsabilidade de outras políticas públicas educacionais a utilização de mecanismos de inclusão de minorias sociais no ensino superior de maneira geral. Vê-se também que a formação de profissionais de Geografia na modalidade semipresencial ainda encontra lacunas quando sua formação acontece no formato EAD, mesmo cumprindo suas funções sociais e atenuando na mediação da construção do conhecimento. Concluiu-se que é de grande necessidade incentivar e fazer uso dos novos conceitos em educação superior que estão surgindo conforme o avanço tecnológico, mas as questões educacionais não se resolvem pela simples aplicação técnica num processo de “modernização”, a Educação à Distância e o curso de Geografia na modalidade semipresencial, como qualquer modalidade de educação, precisa realizar-se como uma prática social significativa e que leve a autonomia, o respeito à liberdade e à razão. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56251 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
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