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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56284

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Título: Conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética revelados por uma estudante com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo a partir de situações com uso de jogos de alfabetização.
Autor(es): TORQUATO, Daniele de Barros
Palavras-chave: SEA; Teoria da Psicogênese da Escrita; Estudantes com TEA; Jogos de alfabetização
Data do documento: 27-Mar-2024
Citação: TORQUATO, Daniele de Barros. Conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética revelados por uma estudante com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo a partir de situações com uso de jogos de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Os aprendizes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também vivenciam o percurso evolutivo expresso por meio de hipóteses sobre o sistema alfabético, descritas na teoria da Psicogênese da Escrita. Contudo, necessitam de um conjunto estratégias didáticas que lhes oportunizem mobilizar conhecimentos necessários para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Dentre os possíveis recursos pedagógicos, destacamos o uso dos jogos. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo investigar que conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética são revelados por uma estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situações de uso de jogos de alfabetização. Para esse fim, realizou-se um estudo de caso, o qual contou com a participação de uma criança com TEA matriculada no 1° ano do ensino fundamental. Para investigação foram realizadas três sessões com uso de jogos de alfabetização que contemplam atividades de análise fonológica: Caça rimas, Trinca mágica e Batalha de Palavras. As análises apontaram que a participante do estudo se encontrava na hipótese de escrita pré-silábica, mas possível indício de transição para hipótese silábica “sem valor sonoro”. As habilidades fonológicas demonstradas, com mediação, pela estudante durante as sessões com uso dos jogos foram: reconhecer palavras que começam com a mesma sílaba, identificar que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais e comparar, de maneira parcial, palavras quanto ao número de sílabas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56284
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