Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56344

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Josias Ivanildo Flores de-
dc.contributor.authorBERNARDO, Lisandra de Souza-
dc.date.accessioned2024-05-22T15:18:24Z-
dc.date.available2024-05-22T15:18:24Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.date.submitted2023-12-16-
dc.identifier.citationBERNARDO, Lisandra de Souza. O uso das metodologias ativas para o ensino dos conceitos geográficos de lugar e paisagem no Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56344-
dc.description.abstractAs categorias de análises geográficas, conceitos caros à geografia, têm significativa relevância aos estudos dos fenômenos em situação de aula. Dessa maneira, esse estudo faz uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Sendo assim, tem como objetivo compreender os conceitos geográficos de lugar e paisagem na mediação didático-pedagógica em turmas do ensino médio da Escola Frei Caneca da rede estadual de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos de coleta de dados a observação participante, na mediação a partir do uso de metodologias ativas e a aplicação de questionários em duas turmas de 1º ano do ensino médio. Dessa forma podemos aferir que uso de metodologias ativas permitiu uma aprendizagem mais participativa, significativa, autônoma e aproximações ao cotidiano dos estudantes. Além, do uso de plataformas digitais de aprendizagem que permitiu ajustar o ritmo e o conteúdo do ensino às necessidades e habilidades individuais de cada estudante.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleO uso das metodologias ativas para o ensino dos conceitos geográficos de lugar e paisagem no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273926424468639pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5729938690147213pt_BR
dc.description.abstractxThe categories of geographic analysis, concepts dear to geography, have significant relevance to the study of phenomena in the classroom. Thus, this study used active methodologies in the teaching-learning process in the classroom. Therefore, it aims to understand the geographical concepts of place and landscape in didactic-pedagogical mediation in high school classes at Escola Frei Caneca, a state public school in Pernambuco. This is a qualitative research that used participant observation as data collection instruments, in mediation from the use of active methodologies and the application of questionnaires in two classes of 1st year of high school. In this way, we can verify that the use of active methodologies allowed a more participatory, meaningful, autonomous learning and approximations to the students' daily lives. In addition, the use of digital learning platforms made it possible to adjust the pace and content of teaching to the needs and individual abilities of each student.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-2436-2823pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Lisandra de Souza Bernardo.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons