Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56367
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTILLO, Leonardo Augusto Gomez | - |
dc.contributor.author | AGUIAR, Rafael Rattes Lima Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T12:40:26Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T12:40:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Rafael Rattes Lima Rocha de. Desenvolvendo Interfaces Ubíquas: estratégias para designer-docente. 2023. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56367 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se insere na área das Interfaces Ubíquas do Usuário (UUI), que se relaciona em específico com proposições para a Computação Ubíqua. Em virtude da possibilidade de contribuição nessas duas áreas, este trabalho tem sua intenção em contribuir de forma direta para o campo do Design, a partir da proposição de um modelo para o desenvolvimento de interfaces ubíquas, sendo considerado o ambiente de sala de aula como campo selecionado para as experimentações. Neste sentido, nesta tese foram realizadas revisões bibliográficas para definição dos fundamentos teóricos e teve como principal abordagem metodológica a pesquisa-ação, apoiando-se na condição de designer-docente, fruto de uma perspectiva do metadesign como base estruturante para a aplicação de processos. A coleta de dados pertinentes às aplicações da pesquisa-ação foram realizadas numa janela de tempo de três anos seguidos de 2020 a 2023, considerando um total de seis ciclos aplicados e tratando do planejamento, da implementação e da coleta de fatos relevantes para o desenvolvimento da estrutura da disciplina Design de Interfaces Ubíquas no curso de bacharelado em Design de uma instituição de ensino referência na cidade de Recife-PE. Dentro do recorte temporal, foram coletados os dados em três turmas inseridas no contexto da pandemia do COVID-19 e outras três turmas no contexto presencial. Como resultado, foi possível observar que fatores como colaboração entre atores, sensibilização dos conhecimentos do design de interação, sensibilização dos espaços de convivência e reconhecimento das potencialidades para atuação, entendimento das modalidades dos seres humanos e compreensão das nuances das categorias de interfaces, pensamento voltado ao processo de artefatos físicos e digitais, definem o desenvolvimento de interfaces ubíquas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interfaces Ubíquas do Usuário | pt_BR |
dc.subject | Computação Ubíqua | pt_BR |
dc.subject | Processo de design | pt_BR |
dc.subject | Metadesign | pt_BR |
dc.title | Desenvolvendo Interfaces Ubíquas: estratégias para designer-docente. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5756448621189624 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2061771070429217 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research falls within the area of Ubiquitous User Interfaces (UUI), which is specifically related to propositions for Ubiquitous Computing. Due to the possibility of contributing to these two areas, this work intends to contribute directly to the field of Design, by proposing a model for the development of ubiquitous interfaces, considering the classroom environment as a field selected for the experiments. In this sense, in this thesis bibliographical reviews were carried out to define the theoretical foundations and its main methodological approach was action research, based on the role of designer-teacher, the result of a metadesign perspective as a structuring basis for the application of processes. The collection of data pertinent to the applications of action research was carried out in a time window of three consecutive years from 2020 to 2023, considering a total of six cycles applied and dealing with planning, implementation and collection of facts relevant to the development of the structure of the Ubiquitous Interface Design discipline in the bachelor's degree course in Design at a reference educational institution in the city of Recife-PE. Within the time frame, data were collected in three classes inserted in the context of the COVID-19 pandemic and another three classes in the face-to-face context. As a result, it was possible to observe that factors such as collaboration between actors, awareness of interaction design knowledge, awareness of living spaces and recognition of potential for action, understanding of human beings' modalities and understanding of the nuances of interface categories, thinking focused to the process of physical and digital artifacts, define the development of ubiquitous interfaces. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Rafael Rattes Lima Rocha de Aguiar.pdf | 13,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons