Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56404
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Karla Patricia de Sousa Barbosa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Pedro Eduardo Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-03T16:19:34Z | - |
dc.date.available | 2024-06-03T16:19:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Eduardo Santos. Elaboração de livro paradidático inclusivo como ferramenta educacional no ensino de biologia celular. 2024. 71 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56404 | - |
dc.description.abstract | Os livros paradidáticos são obras temáticas que têm a declarada intenção de ensinar, porém de forma lúdica. Podem ser utilizados paralelamente ao livro didático ou até mesmo substituí-lo em alguns momentos. Esses livros representam uma ferramenta pedagógica capaz de contribuir de maneira dinâmica na concepção de conteúdos abstratos, simplificando assuntos complexos e tornando-os interessantes, leves e divertidos. Um exemplo é o conhecimento específico da biologia celular, que é abstrato devido à dimensão microscópica da maioria das células. O processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo representa um dos desafios enfrentados pela comunidade escolar e nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de um livro paradidático inclusivo, que serve como ferramenta para o ensino e aprendizagem da biologia celular, com ênfase nas estruturas celulares. O livro traz de forma clara e objetiva as características pertinentes de cada organela presente na estrutura celular. Ele foi construído a partir da produção de ilustrações autorais e idealizado para ser um recurso de apoio aos livros didáticos, proporcionando um material interativo e lúdico tanto para alunos quanto para professores e preocupado também com a inclusão de alunos com deficiências. | pt_BR |
dc.format.extent | 71p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Organela | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Elaboração de livro paradidático inclusivo como ferramenta educacional no ensino de biologia celular | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0726318038970532 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0427635409473129 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Paradidactic books are thematic works that have the declared intention of teaching, however, in a playful way. They can be used in parallel with the textbook or even replace it at times. These books represent a pedagogical tool capable of dynamically contributing to the conception of abstract content, simplifying complex subjects and making them interesting, light and fun. One example is specific knowledge of cell biology, which is abstract due to the microscopic size of most cells. The process of teaching and learning this content represents one of the challenges faced by the school community and in this context, the present study aims to present the process of creating an inclusive textbook, which serves as a tool for teaching and learning cell biology, with an emphasis on cellular structures. The book clearly and objectively presents the pertinent characteristics of each organelle present in the cellular structure. It was built from the production of authorial illustrations and designed to be a support resource for textbooks, providing interactive and playful material for both students and teachers and also concerned with the inclusion of students with disabilities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Pedro Eduado Santos Silva-páginas.pdf | TCC - Pedro Eduardo Santos Silva | 143,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons