Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56441
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Heydson Henrique Brito da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Gilmax José de | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T12:37:12Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10T12:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Gilmax José de. Sequência didática para o ensino da astronomia: um olhar no estudo nas medidas de tempo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56441 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente para o estudo das medidas de tempo, contemplados pela astronomia. A astronomia vem ganhando dimensões na disciplina de Física, através das divulgações em diversas plataformas de comunicação, despertando o interesse dos estudantes pela área. Sendo assim, analisamos como os documentos orientadores da educação básica vêm tratando essa temática, a exemplo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e verificamos como os jogos didáticos, outras formas metodológicas, como a sala de aula invertida e o uso de aplicativos/simuladores, podem ser aliados para uma aprendizagem significativa e enriquecedora para desenvolver aulas mais produtivas. O produto educacional que propomos é uma sequência didática, estruturada nas seguintes etapas: a primeira, um questionário de conhecimentos prévios; a segunda demonstração experimental do Gnômon; a terceira a prática experimental pelos estudantes; a quarta a discussão dos dados experimentais da etapa anterior junto com a apresentação do simulador e o manuseio pelos estudantes do NAAP Labs; a quinta a aplicação da metodologia da sala de aula invertida; a sexta a aplicação do jogo educacional “trilhando a astronomia” e, concluindo, a sétima etapa com a aplicação do questionário conclusivo. Com a aplicação das atividades da sequência didática, verificamos o despertar pelo senso investigativo, colaborando para o processo de inserir os estudantes numa perspectiva científica. A proposta é levar metodologias com o uso de meios tecnológicos, a exemplo de simuladores, como também o uso de práticas experimentais e o investimento em jogos educativos com materiais acessíveis, proporcionando a aplicação de ferramentas que auxiliem os/as professores/as de física a levar novas estratégias para a compreensão conceitual e assim promover uma aprendizagem significativa para os estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Medidas de tempo | pt_BR |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para o ensino da astronomia : um olhar no estudo nas medidas de tempo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1647626024327576 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4585277872014594 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation presents an educational product for teaching physics, specifically for the study of time measurements, contemplated by astronomy. Astronomy has been gaining dimensions in the Physics discipline, through publications on various communication platforms, arousing students' interest in the area. Therefore, we analyzed how the guiding documents for basic education have been dealing with this topic, based on the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) and we verified how didactic games, other methodological forms, such as the flipped classroom and the use of applications/simulators, they can be allies for meaningful and enriching learning to develop more productive classes. The educational product we propose is a didactic sequence, structured in the following stages: the first, a prior knowledge questionnaire; the second, experimental demonstration of the Gnomon; the third, the experimental practice by students; the fourth, the discussion of experimental data from the previous stage together with the presentation of the simulator and its handling by NAAP Labs students; the fifth, the application of the flipped classroom methodology; the sixth, the application of the educational game “following astronomy” and, concluding, the seventh stage with the application of the conclusive questionnaire. With the application of the activities of the didactic sequence, we verified the awakening of the investigative sense, contributing to the process of inserting students into a scientific perspective. The proposal is to introduce methodologies using technological means, such as simulators, as well as the use of experimental practices and investment in educational games with accessible materials, providing the application of tools that help the physics teachers to bring new strategies to conceptual understanding and thus promote meaningful learning for students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gilmax José de Lima.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons