Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56441

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Heydson Henrique Brito da-
dc.contributor.authorLIMA, Gilmax José de-
dc.date.accessioned2024-06-10T12:37:12Z-
dc.date.available2024-06-10T12:37:12Z-
dc.date.issued2024-04-18-
dc.identifier.citationLIMA, Gilmax José de. Sequência didática para o ensino da astronomia: um olhar no estudo nas medidas de tempo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56441-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente para o estudo das medidas de tempo, contemplados pela astronomia. A astronomia vem ganhando dimensões na disciplina de Física, através das divulgações em diversas plataformas de comunicação, despertando o interesse dos estudantes pela área. Sendo assim, analisamos como os documentos orientadores da educação básica vêm tratando essa temática, a exemplo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e verificamos como os jogos didáticos, outras formas metodológicas, como a sala de aula invertida e o uso de aplicativos/simuladores, podem ser aliados para uma aprendizagem significativa e enriquecedora para desenvolver aulas mais produtivas. O produto educacional que propomos é uma sequência didática, estruturada nas seguintes etapas: a primeira, um questionário de conhecimentos prévios; a segunda demonstração experimental do Gnômon; a terceira a prática experimental pelos estudantes; a quarta a discussão dos dados experimentais da etapa anterior junto com a apresentação do simulador e o manuseio pelos estudantes do NAAP Labs; a quinta a aplicação da metodologia da sala de aula invertida; a sexta a aplicação do jogo educacional “trilhando a astronomia” e, concluindo, a sétima etapa com a aplicação do questionário conclusivo. Com a aplicação das atividades da sequência didática, verificamos o despertar pelo senso investigativo, colaborando para o processo de inserir os estudantes numa perspectiva científica. A proposta é levar metodologias com o uso de meios tecnológicos, a exemplo de simuladores, como também o uso de práticas experimentais e o investimento em jogos educativos com materiais acessíveis, proporcionando a aplicação de ferramentas que auxiliem os/as professores/as de física a levar novas estratégias para a compreensão conceitual e assim promover uma aprendizagem significativa para os estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectMedidas de tempopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino da astronomia : um olhar no estudo nas medidas de tempopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1647626024327576pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation presents an educational product for teaching physics, specifically for the study of time measurements, contemplated by astronomy. Astronomy has been gaining dimensions in the Physics discipline, through publications on various communication platforms, arousing students' interest in the area. Therefore, we analyzed how the guiding documents for basic education have been dealing with this topic, based on the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) and we verified how didactic games, other methodological forms, such as the flipped classroom and the use of applications/simulators, they can be allies for meaningful and enriching learning to develop more productive classes. The educational product we propose is a didactic sequence, structured in the following stages: the first, a prior knowledge questionnaire; the second, experimental demonstration of the Gnomon; the third, the experimental practice by students; the fourth, the discussion of experimental data from the previous stage together with the presentation of the simulator and its handling by NAAP Labs students; the fifth, the application of the flipped classroom methodology; the sixth, the application of the educational game “following astronomy” and, concluding, the seventh stage with the application of the conclusive questionnaire. With the application of the activities of the didactic sequence, we verified the awakening of the investigative sense, contributing to the process of inserting students into a scientific perspective. The proposal is to introduce methodologies using technological means, such as simulators, as well as the use of experimental practices and investment in educational games with accessible materials, providing the application of tools that help the physics teachers to bring new strategies to conceptual understanding and thus promote meaningful learning for students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gilmax José de Lima.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons